Universidade resgata pintura feita com terra |
|
|
Publicado no Site da Globo.com em 22/01/2008 |
Universidade resgata pintura feita com terra
Técnica aplicada na pré-história foi aperfeiçoada por professor de Minas Gerais.
Casas e igrejas foram pintadas com a tinta e ganharam tons diferentes.
Do G1, com informações do Globo Rural
A Universidade Federal de Viçosa, em Minas, resgatou uma técnica antiga de produção de tintas: o uso da terra como pigmento.
Em uma comunidade rural de Viçosa, o jardineiro Clésio da Cruz fez a própria casa há dois anos, mas só agora deu o acabamento. A parte externa foi pintada com a terra encontrada na região. “Na minha opinião, ficou bem bonita”, disse.
Quase todas as casas de um condomínio de classe média foram pintadas com a mesma técnica, em tons avermelhados, amarelos e até branco. No total, 60 casas e igrejas foram pintadas na cidade utilizando a terra como pigmento. A técnica já era empregada no tempo das cavernas pelo homem pré-histórico, mas agora foi aperfeiçoada.
A idéia de resgatar a pintura feita com terra foi do engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Viçosa Anôr Fiorini, especialista em solos. Ele visitou comunidades rurais para saber como a tinta era usada e identificou uma grande variedade de cores e combinações entre elas. “Nós já chegamos a catalogar mais de 40 cores básicas. E elas podem ser combinadas entre si para produzir os tons intermediários”, diz.
Economia
Segundo o professor, a tinta de solo pode durar tanto quanto a tinta convencional. Fiorini diz que já encontrou casas pintadas há oito anos que conservaram a cor.
O pintor Paulo César dos Santos fez um curso da Universidade Federal de Viçosa e aprendeu a preparar a própria tinta. Para fazê-la, usa apenas terra, água e cola branca.
Para pintar por fora uma casa de 75 metros quadrados, por exemplo, o gasto com o material é de R$ 24. Com tinta convencional não sai por menos de R$ 160. “Eu tenho a possibilidade de passar isso para a comunidade. Às vezes, a gente sai e dá oficina para as pessoas para que elas possam produzir sua tinta a baixo custo, e isso é interessante”, comenta.
http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL269095-5598,00-UNIVERSIDADE+RESGATA+PINTURA+FEITA+COM+TERRA.html
Globo.com
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|