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Heróica epopéia indígena em painel


Fonte: Jornal O Estado de São Paulo - 24/01/08

Heróica epopéia indígena em painel
Maria Bonomi entrega hoje ao Memorial da América Latina obra pública que propõe mergulho na história dos índios no Brasil

Camila Molina

'A arte pública veio para criar referências, para colocar provocação em espaços ociosos ', diz a artista Maria Bonomi, que agora entrega à cidade o painel Etnias - Do Primeiro e Sempre Brasil. Ela considera a obra, que ficará instalada permanentemente no túnel da entrada principal do Memorial da América Latina (na passagem que se encontra com o Terminal Barra Funda), a criação mais importante de sua extensa trajetória artística. 'Toda a minha idéia sobre arte pública está ali. É um trabalho coletivo, sem autoria', diz a artista, que há décadas faz criações nesse campo - a arte pública foi até mesmo o tema de sua pesquisa acadêmica, sua tese de doutorado pela USP. Etnias é obra que propõe um mergulho na questão indígena no Brasil, um 'trabalho muito vasto e ao mesmo tempo didático, mas pelo lado da emoção', afirma Maria Bonomi, que entrega oficialmente a obra ao Memorial em cerimônia que ocorrerá hoje, às 19 horas. 'É uma grande viagem pela nossa História, pela nossa consciência', completa ainda a artista.

Maria Bonomi, em parceria com outros profissionais, artistas (todos latino-americanos, incluindo brasileiros) e índios das etnias guarani e maraguá, criaram uma obra que perpassa, em três fases, a história da presença indígena em nosso País e sua contribuição para a formação de nossa cultura), 'uma epopéia heróica' desde a pré-história até a contemporaneidade, por meio de módulos em cerâmica, bronze e alumínio. O visitante vai adentrar (ou penetrar) em um espaço de força cenográfica (como se estivesse em uma floresta), caminhar por entre os meandros dessa epopéia, tocar os módulos em alto-relevo (com signos e áreas abstratas) e se ver nos espelhos que potencializam estética e simbolicamente essa obra que tem como referência principal os estudos do antropólogo Darcy Ribeiro.

A obra, permanente, nos coloca em um ambiente para a reflexão e para a emoção; 'acontece dentro e fora'. As colunas em cerâmica carregam em si os símbolos referentes à cultura indígena de caráter pré-histórico: cestaria, flora, fauna, plumária, calendário, muiraquitãs, signos da cultura marajoara, etc. Já as placas em bronze tratam 'do peso da história', com citações a 'um lado muito triste também', como diz a artista, se referindo às partes trágicas e violentas dessa história como 'o Xingu dizimado, os índios suicidas'. 'É um grito de socorro', diz ainda Maria - para ela, não se pode realizar uma arte contemporânea que não perceba o mundo que está à sua volta. Já os módulos em alumínio se referem à contemporaneidade. 'A última placa, feita por mim, é uma visão de Brasília na década de 1960, uma imagem alucinante que ficou muito gravada na minha cabeça', conta Maria. Trata da participação dos índios como operários na construção da capital brasileira. É mais uma ligação, portanto, do painel Etnias com a figura do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou Brasília e o Memorial da América Latina.

Etnias é fruto de trabalho feito a partir de uma pesquisa de quatro anos e concretização material realizada desde o final de 2005 com a colaboração de artistas e índios - dessa maneira, foi o processo uma experiência única para todos os envolvidos. Mas foi, ao mesmo tempo, um processo árduo o de concretização da obra. Durante um período, Maria Bonomi e os artistas trabalharam em um espaço dentro do próprio Memorial. Depois, foram desalojados porque o espaço, no subsolo da Galeria Marta Traba, teve de abrigar parte da coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, confiscada pela Justiça. Também, por ser um trabalho grandioso e sobre um tema complicado de se tratar, a artista teve dificuldades para conseguir patrocínio para realizá-lo e teve que ser perseverante para concretizá-lo. Aprovado pela Lei Rouanet com orçamento de R$ 1.731.820,00, foram capt

http://www.estado.com.br/editorias/2008/01/24/cad-1.93.2.20080124.21.1.xml

Jornal O Estado de São Paulo

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