Número de alunos em universidades cresceu 34% |
|
|
Publicado no Jornal Folha de São Paulo 28/01/2008 |
28/01/2008 - 02h50
Em 2 anos, número de alunos em universidades cresceu 34%
Impulsionadas principalmente por uma guerra de preços nas mensalidades em São Paulo e por promoções, as cinco maiores universidades do país --Unip, Estácio de Sá, UniNove, UniBan e Universidade Salgado de Oliveira-- registraram, de 2004 para 2006, aumento de 34% no número de alunos na graduação, mostra reportagem da Folha de S.Paulo
O crescimento é quase o triplo do verificado para o total das instituições de ensino superior (12%) e mais que o dobro do total das particulares (16%), de acordo com o Censo da Educação Superior do Inep (instituto de pesquisa e avaliação do Ministério da Educação).
A principal explicação para o crescimento das grandes, segundo especialistas, é a redução nas mensalidades. "Algumas cortaram custos demitindo professores experientes e com salários maiores", diz o professor da Unesp João Cardoso Palma Filho, membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
Com isso, pesa a questão da qualidade. "A expansão é desejável, mas ainda não é possível saber com precisão qual foi seu impacto", afirma Gabriel Mario Rodrigues, reitor da Anhembi Morumbi e presidente da Abmes, associação que reúne mantenedores de instituições privadas.
No Enade, exame que substituiu o Provão a partir de 2004, a média de todos os cursos avaliados nas cinco maiores instituições varia de 2,6 a 3,2. Os conceitos do Enade vão de 1 a 5
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u367420.shtml
Portal do Jornal Folha de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|