Encontrados mamíferos extintos há 15 mil anos |
|
|
Fonte: Folha Online - 29/01/2008 |
Pesquisadores encontram restos de mamíferos extintos há 15 mil anos
da France Presse, em Buenos Aires
Pelo menos 12 peças ósseas pertencentes a mamíferos extintos há 15 mil anos foram encontradas em um balneário da costa atlântica da Argentina, informou nesta segunda-feira um dos pesquisadores que as encontrou.
A descoberta aconteceu na sexta-feira (25), a 8 km da cidade de Monte Hermoso, 630 km ao sul de Buenos Aires, disse o chefe do Museu Municipal de Ciências Naturais do balneário, Vicente Di Martino.
"Foram encontrados três fragmentos de couraça de gliptodonte, uma mandíbula com um molar de mastodonte, de cerca de 35 cm, e grande quantidade de restos de espécies de preguiças que se extinguiram há não menos de 10 mil anos", disse o pesquisador à agência "Telam".
"É a primeira vez em 30 anos de trabalho, exploração e busca que se consegue tanta quantidade de descobertas importantes em um único dia. Ao todo, são umas 12 peças ósseas muito interessantes", afirmou.
Di Martino e um colaborador do museu encontraram os restos ao escavar uma zona "motivados pela descoberta de um quadril de gliptodonte encontrado anteriormente", explicou.
A partir desta segunda-feira, os restos ficarão expostos no Museu de Monte Hermoso.
Os ossos foram encontrados a 4 km de onde, há um ano, foram descobertas as pegadas de um animal pré-histórico denominado scelidotherium, que media quase 3 metros de comprimento e pesava 600 kg, lembrou Di Martino.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u367772.shtml
France Presse, em Buenos Aires
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|