Principal desafio a democracias da América Latina

Fonte: Folha Online - 31/01/2008

Corrupção é principal desafio a democracias da América Latina, segundo estudo

da Efe, em Washington

Os avanços democráticos na América Latina não conseguiram diminuir a corrupção e melhorar a responsabilidade fiscal dos governos, assinalou a ONG Global Integrity em um estudo divulgado hoje.

O documento "Relatório Global sobre Integridade de 2007", que analisa a luta contra a corrupção em 55 países, também assinalou que os países mais ricos do mundo têm problemas de corrupção similares às nações em desenvolvimento.

"Nosso objetivo foi demonstrar que as eleições livres têm relação com as reformas necessárias para melhorar a prestação de contas dos governos", disse à Agência Efe Nathaniel Heller, autor do estudo, realizado pela ONG.

"Muitos países na América Latina têm um processo eleitoral bastante limpo e transparente, mas não aplicaram reformas institucionais importantes para combater a corrupção", acrescentou.

O relatório qualifica as ações dos governos em 23 categorias, incluindo governabilidade, prestação de contas, participação cidadã, o império da lei, e medidas contra a corrupção.

Além disso, qualifica os países conforme a eficácia ou fraqueza dessas medidas em uma escala de 1 a 100, e inclui qualificativos que vão de "muito forte" a "muito fraco".

Os resultados do estudo estão disponíveis na página oficial da ONG Global Integrity (www.globalintegrity.org).

EFE, em Washington