> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Índia: vestígios de cidade com 2.500 anos


Jornal da Tarde - 08.02.08

Arqueólogos descobrem vestígios de cidade com 2.500 anos na Índia

da Efe, em Nova Délhi

Uma equipe de arqueólogos descobriu os restos de uma antiga cidade de 2.500 anos no leste da Índia, revelou nesta quinta-feira (7) um dos pesquisadores.

Os vestígios da cidade, que incluem 18 pilares, apareceram na área de Sishupalgarh, na região de Orissa, após uma investigação conjunta de membros da Universidade da Califórnia e do Colégio Deccan (Índia).

"Neste local havia uma enorme cidade há 2.500 anos. As últimas descobertas compreendem as mais visíveis estruturas arquitetônicas retas encontradas na Índia até agora", disse a arqueóloga americana Monica Smith, em declarações à agência indiana "PTI".

Os restos descobertos sugerem que a cidade tinha entre 20 mil e 25 mil habitantes e fornecem dados sobre a vida urbana da época.

Segundo os arqueólogos, os pilares fazem parte de uma gigantesca estrutura usada provavelmente para cerimônias públicas ou encontros especiais.

O arqueólogo indiano R.K. Mohanty afirma que as estruturas eram de construções sólidas. Ele disse que a equipe também encontrou artigos caseiros, cerâmicas, ourivesarias e ornamentos de terracota, além de estruturas andarilhas e velhas caixas d'água.

Mohanty disse que não sabe como ocorreu a destruição da cidade, mas está confiante de que que os trabalhos de escavação trarão novas evidências sobre aspectos como o comércio da época.

O complexo fortificado de Sishupalgarh foi descoberto em 1948, mas até agora não se conhecia a existência de uma cidade no local.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u370631.shtml

EFE em Nova Délhi

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader