> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Broto plantado em casa vai direto para a mesa


Folha.uol.com - 13.02.08

Broto que você planta em casa vai direto para a mesa
da Folha de S.Paulo

Quando a professora de Ciências ensinou a plantar grãos de feijão num copinho com algodão úmido, você provavelmente desconfiava que aquilo, além da boa surpresa de cultivar sua primeira plantinha, teria outra utilidade. Os brotos que surgem das sementes são comestíveis e, mais que isso, são altamente nutritivos.

Incorporado à culinária oriental há mais de 200 anos, os brotos já foram descobertos pelos brasileiros. Leves e fáceis de preparar, podem ser uma opção acessível e versátil para quem busca uma alimentação saudável.

Diversos tipos de grãos e sementes podem ser consumidos quando estão em fase de germinação. Segundo a nutricionista da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) Magali Rogge, 44, por estarem no início do processo de crescimento os brotos contêm alta dose de proteínas, vitaminas (A, B, C, D e E) e sais minerais (cálcio, iodo, ferro e fósforo), uma combinação rara, presente em poucos vegetais frescos.

"É o alimento ideal para o verão", sugere a nutricionista Fabiana Jarussi, 26. Ela explica que, por serem de fácil digestão, os brotos podem ser utilizados em refeições rápidas como sanduíches naturais, saladas e até sucos e iogurtes, recomendados para pessoas com atividades física e intelectual intensas e para combater o estresse. A baixa quantidade de calorias é um excelente estímulo para quem quer manter o peso.

Tratamentos

Para quem sofre de hipertensão, osteoporose, anemia e estresse, os brotos podem ser aliados naturais aos tratamentos convencionais.

"Uma xícara de broto de feijão, por exemplo, contém um terço da ingestão recomendada de folato e 22% de vitamina C. Outros são boas fontes de minerais, como o de alfafa", analisa a nutricionista Tânia Rodrigues.

Para quem ainda não se sentiu atraído, vale a pena experimentar: os brotos têm sabor delicado e incorporam rapidamente qualquer tipo de tempero.

Além disso, por serem cultivados na água, sem contato com o solo ou com insetos, são completamente higiênicos.

Qualquer um pode ter sua própria "plantação". O tempo de germinação varia bastante, mas a média é de um a dois dias.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u371918.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader