Escolas terão aulas de trânsito

O Estado de São Paulo - 15.02.08

Escolas terão aulas de trânsito

Curso no ensino médio valerá para início do processo de habilitação

Naiana Oscar

Entrou em vigor ontem uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que institui atividades extracurriculares sobre trânsito no ensino médio. Os alunos que freqüentarem 75% das aulas ganharão um certificado e poderão iniciar o processo de habilitação sem precisar fazer as 30 horas do curso teórico de formação de condutores.

As aulas podem ser oferecidas por escolas públicas ou particulares, mas para isso precisam de uma autorização do Detran. O professor responsável pelos cursos é obrigado a ter formação de instrutor de trânsito.

Em 2001, outra resolução do Contran já previa aulas com esse tema na grade curricular do ensino médio, mas o responsável pela autorização e fiscalização dos cursos era o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). “Nunca tivemos uma escola inscrita”, disse Alfredo Peres da Silva, diretor do Denatran. “Era inviável para as instituições. Agora, o contato será direto com os Detrans.”

CARGA HORÁRIA

A escola terá de manter uma carga horária mínima de 90 horas, distribuídas nos três anos de ensino médio: é três vezes mais que o tempo previsto no curso de formação de condutores. Com o certificado, o candidato pode iniciar o processo de habilitação pelo exame teórico. Se for reprovado, terá de fazer o curso normal antes de repetir a prova.

A psicóloga de trânsito Cecília Bellina apoiou a medida. Para ela, esse é o primeiro passo, desde a adoção do Código de Trânsito Brasileiro, em 1998, para introduzir a educação de trânsito nas escolas. “Além de a carga horária ser benéfica, vamos tratar do assunto em um grupo entrosado”, afirmou. “O que é bem melhor que fazer o cursinho obrigado e com gente desconhecida.”

Cecília ressalta ainda a importância de levar educação no trânsito para os adolescentes do ensino médio, que estão prestes a se tornar condutores. “O assunto vai entrar suavemente na vida do estudante, justamente na época em que ele está desesperado para dirigir.”

O próximo passo do Denatran é estender o projeto ao ensino fundamental. A proposta está em discussão no Conselho Nacional de Educação. “Como a grade não suporta mais uma matéria, temos de abordar o tema nas atuais disciplinas”, disse o diretor do Denatran.

Jornal O Estado de São Paulo