|
O Estado de São Paulo - 07.03.08 |
Mais calorosa
ISUMATUV
MULHERES ARTISTAS
Do norte: vida no ártico canadense é contada na arte de nove mulheres.
Ao sul: quatro artistas mostram a sua latinidade no MAC-USP
Nathalia Lavigne
É bem provável que amanhã (8) seja apenas mais um gélido dia de inverno no ártico canadense - e que nenhuma mulher seja parabenizada por esta data, nem tão internacional assim. Talvez por isto as artistas da mostra Isumatuv - A Arte de Nove Mulheres do Ártico Canadense fiquem tão contentes com a homenagem (ainda que póstuma, para algumas) ao seu trabalho aqui no Brasil, onde as comemorações do dia oito de março são bem mais calorosas.
Organizada pelo Museu da Civilização Canadense, a exposição traz um retrato da vida contemporânea dos inuits (mais conhecidos como esquimós), representados na produção artística destas nove mulheres. No conjunto de 105 obras estão trabalhos produzidos desde a década de 60, quando as oficinas de artes gráficas que surgiram na região tornaram as técnicas de expressão artística menos rudimentares - antes, elas praticamente se restringiam a esculturas em pedra ou osso - e abriram o caminho para as mulheres.
Além das obras, a mostra faz uma contextualização histórica e geográfica da região e tem interessantes depoimentos das artistas, algumas escrevendo sobre si mesmas, outras comentando o trabalho de suas conterrâneas. No texto em que Napachie Pootoogook fala das influências de sua mãe, Pitseolak Ashoona (que também está na mostra), fica claro que, apesar da modernização desta cultura, a tradição familiar ainda dita as regras. As duas artistas saíram poucas vezes do ártico e sua produção está muito atrelada às tradições da cultura local.
Voltando ao hemisfério sul, outra exposição que homenageia as mulheres reúne no MAC-USP o trabalho de quatro artistas latino-americanas: a uruguaia Lacy Duarte, a chilena Bruna Truffa, a brasileira Ana Miguel e a paraguaia Paola Parcerisa. Em comum com ‘Isumatuv’, Mulheres Artistas também relaciona a produção artística com a cultura de sua região.
Onde: Sesc Pompéia. R. Clélia, 93, Pompéia, 3871-7700. Quando: 10h/20h (dom. e fer., até 19h; fecha 2ª). Abre amanhã (8). Até 6/4. Quanto: grátis.
Onde: MAC-USP Ibirapuera. Pq. do Ibirapuera, Pavilhão Ciccillo Matarazzo, 3º piso, 5573- 9932. Quando: 10h/19h (fecha 2ª). Abre 8/3. Até 25/5. Quanto: grátis.
http://www.estado.com.br/suplementos/guia/2008/03/07/guia-1.93.17.20080307.124.1.xml
Jornal O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|