> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Condors exibe lado pop da dança japonesa


Folha Online - 13/03/2008

Condors exibe lado pop da dança japonesa


ADRIANA PAVLOVA
colaboração para a Folha de S.Paulo

A face mais pop e bem humorada da dança japonesa desembarca amanhã para três apresentações em São Paulo. Pela primeira vez no país, o grupo Condors chega na esteira dos festejos do centenário da imigração japonesa para mostrar sua dança marcada pela irreverência.

A companhia formada apenas por homens apresenta seu maior sucesso, o espetáculo "Júpiter - Conquista da Galáxia", no teatro Sérgio Cardoso, seguindo depois para o Festival de Curitiba, onde fará performances na Ópera de Arame, a partir do dia 20.

"O público brasileiro assistirá a esquetes cujos personagens parecem ter saído de filmes de animação japoneses. E tudo com muito humor", promete o diretor e fundador do grupo, Ryohei Kondo.

Anime

Criado em 1996, o grupo Condors ganhou espaço na cena japonesa justamente por seu caldeirão pop de misturas. No palco, são exibidos vídeos que parecem comerciais, enquanto surgem bailarinos vestidos com os típicos uniformes de estudantes japoneses.

Há trechos que fazem lembrar programas de variedades, tudo com muita citação ao desenho animado japonês, o anime. "Como artista, sou influenciado diretamente pela MTV dos anos 80, por filmes mudos e, sobretudo, pelas pessoas comuns que andam nas ruas", diz o diretor, cujo grupo já foi chamado de Monty Python japonês por sua irreverência.

E por que apenas homens em cena? "Se tivéssemos bailarinas, teríamos dificuldade de mantê-las no grupo, já que somos como um time de beisebol, cujas principais idéias surgem na concentração para o jogo de domingo", brinca ele.

"Júpiter - Conquista da Galáxia" chega ao Brasil depois de ter rodado as principais capitais do mundo, de Paris a Nova York.

Júpiter - Conquista da Galáxia
Quando: de amanhã (14) a domingo (16); sex., às 21h30, sab., às 21h, e dom., às 18h
Onde: Teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo - tel.: 0/xx/11/3288-0136)
Quanto: R$ 10 a R$ 20

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u381455.shtml

Jornal Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader