> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Saresp: plano de emergência para escolas


Folha Online - 14/03/2008

Governo anuncia plano de emergência para escolas com pior desempenho no Saresp

da Folha Online

As cem escolas que tiveram o pior desempenho no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) em 2007 irão passar por um programa de recuperação de emergência, segundo a secretária Estadual de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Nesta quinta-feira, o governo estadual divulgou os dados do Saresp 2007 tabulados a partir de provas aplicadas a 1.585.077 alunos de 5.207 escolas públicas estaduais espalhadas em todo o Estado de São Paulo.

Um dado positivo é que o desempenho na disciplina de português apresentou evolução, no entanto, a matemática ainda é um problema grave a ser enfrentado pelos estudantes.

Para contornar essa situação, o governo estadual prepara diversas ações, entre elas aulas de reforço, compilação de novo material didático e no caso das cem escolas que apresentaram os piores desempenhos, haverá um "programa de emergência", conforme anunciou Castro hoje. O programa emergencial terá início no dia 2 de abril.

Cada uma dessas escolas receberá uma equipe pedagógica composta pelos melhores professores da rede de ensino. Eles irão fazer reuniões com os professores das escolas que apresentaram as maiores deficiências no Saresp e propor melhorias. "É um reforço escolar paralelo com materiais de apoio", afirmou a secretária de Educação.

Cursos de especialização para os docentes da rede em universidades estão programados e devem ter os editais lançados em breve, segundo a secretária.

Além do programa emergencial, a secretaria prepara outras ações para reforçar a aprendizagem, que incluem reforço desde o início do ano letivo para as séries do ensino fundamental até uma espécie de "cursinho intensivo" no final do ano para os alunos que estiverem prestes a concluir o ensino médio e possuem intenções de ingressar num curso universitário, por exemplo.

Devem participar do reforço especialmente aqueles que se enquadraram nos itens abaixo do básico e básico.

No caso dos alunos do último ano do ensino médio, deverá ser implantado um programa a partir de agosto deste ano que dará duas opções ao estudante: reforço para aqueles que querem continuar seus estudos ou ensino técnico voltado a gestão de pequenas empresas.

A proposta é expandir as parcerias com instituições municipais e independentes para oferecer mais opções aos alunos que concluem a 3ª série do ensino médio. "Estamos diversificando a proposta curricular do ensino médio", afirma Castro.

Serão 50 mil vagas para o curso de gestão de pequenas empresas. Só em São Paulo deve concentrar quase a metade das vagas nos cálculos da secretaria.

Lição

Uma outra ação que está em curso e já pode ser mensurada no Saresp é o resultado apresentado pelo aluno quando ele tem a lição corrigida pelo professor em sala de aula.

Segundo a pesquisa, 85,7% dos professores corrigem as lições de seus alunos e outros 5,2% não corrigem. Outros 7,8% preferem não passar lição para que os estudantes façam em casa e tragam para avaliação.

Boletim

A prova a ser aplicada no final deste ano, o Saresp 2008, irá incluir a avaliação de ciências. Em 2009, será incluída ciências humanas.

A secretária de Estado da Educação afirmou ser importante a presença dos pais no acompanhamento da vida curricular do aluno.

Os pais interessados podem inclusive acompanhar o desempenho da escola onde o filho estuda por meio do site do Saresp 2007.

É necessário selecionar a série em que o filho estuda e digitar o nome da escola

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u381677.shtml

Jornal Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader