Mutirão Azul estimula uso racional da água em SP |
|
|
Governo do Estado de São Paulo - 19.03.08 |
Mutirão Azul estimula uso racional da água em SP
Quarta-feira, 19 de Março de 2008 às 10h40
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado inicia, nesta quarta-feira, 19, o Mutirão Azul – Água na Medida Certa!, que prevê várias atividades nos municípios paulistas. Na capital, o evento será no Parque Villa-Lobos, a partir das 11 horas, com oficinas de educação ambiental, peças teatrais e mostra de fotografias. O mutirão marca também a abertura das comemorações do Dia Mundial da Água, a ser celebrado no próximo sábado.
O objetivo do mutirão, que reunirá órgãos públicos do Estado, prefeituras, escolas, organizações não-governamentais, associações e empresas privadas, é sensibilizar a sociedade para a questão da água. A idéia é mostrar que se trata de um recurso finito, cada vez mais escasso, principalmente nos grandes centros urbanos.
As atividades indicarão, por exemplo, que lavar carros ou calçadas com mangueira é um hábito que desperdiça, em 15 minutos, aproximadamente 250 litros de água, ou que escovar os dentes com a torneira aberta causa a perda, em 5 minutos, de quase 10 litros.
Carência – As ações são direcionadas aos jovens e às crianças, mas o Mutirão Azul pretende conscientizar também os usuários adultos, especialmente os consumidores industriais e agrícolas, incutindo conceitos de sustentabilidade e do uso racional desse recurso da natureza. Questões referentes à poluição, ao tratamento de esgoto, ao assoreamento de rios, à preservação da mata ciliar e ao reúso da água serão divulgadas durante o seminário.
A água doce representa apenas 2,7% da água existente no mundo. Desse total, somente 0,01% se encontra nos rios. O Brasil é um país com farto quinhão desse recurso da natureza, pois abriga 13,7% da água doce do planeta. Contudo, 80% dessas águas encontram-se na Amazônia. O Estado de São Paulo, que concentra 35% do Produto Interno Bruto (PIB) e 22% da população do País, dispõe de apenas 1,6%.
O cenário é mais alarmante se considerarmos a região metropolitana de São Paulo, detentora de 50% do PIB e da população estaduais. Nessa região, a carência de água já é uma realidade.
SERVIÇO
Em São Paulo, a abertura do Mutirão Azul será realizada no Parque Villa-Lobos, na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1.655, a partir das 11 horas, com oficinas de educação ambiental, peças teatrais e uma mostra de fotos.O evento se estenderá até o dia 6 de abril.
Durante a campanha, as informações serão divulgadas no site www.ambiente.sp.gov.br/mutiraoa zul
Informações, pelo telefone (11) 3133-3312 ou pelo e-mail mutiraoazul@ambiente.sp.gov.br
Da Cetesb
http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=93309&siteID=1
Cetesb
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|