Francês e norte-americano ganham Prêmio Abel |
|
|
|
Francês e norte-americano ganham Prêmio Abel, o "Nobel" da matemática
Publicidade
da Efe, em Copenhague
O norte-americano John Griggs Thompson e o francês Jacques Tits repartiram na quinta-feira (26) Prêmio Abel de 2008, considerado o Nobel de Matemática. O prêmio foi concedido por conta de suas conquistas no campo da álgebra e por definir as bases da teoria dos grupos moderna.
As descobertas na área tiveram uma influência "profunda e extraordinária", criando novos conceitos e provando "resultados fundamentais", afirmou a Academia de Ciências e Letras da Noruega, com sede em Oslo, que entrega anualmente o prêmio.
John Griggs Thompson ganhou prêmio por teoria dos grupos
A teoria dos grupos, área da álgebra que lida, entre outras, de estudos e da classificação deles, é uma espécie de "ciência das simetrias". Permite entender a relação entre reflexos e rotações de icosaedros e também revelar os segredos do cubo de Rubik.
Thompson revolucionou a teoria dos grupos finitos provando teoremas que permitiram a classificação dos grupos finitos simples.
Nascido em 1932, no Estado do Kansas (EUA), Thompson se graduou na Universidade de Yale em 1955 e concluiu o doutorado quatro anos depois na Universidade de Chicago.
Thompson é professor emérito de matemática nas Universidades de Cambridge e da Flórida.
Membro da Academia Nacional das Ciências dos Estados Unidos desde 1971, ele coleciona entre outros prêmios o Senior Berwick da Sociedade de Matemática de Londres (1982) e a Medalha da Ciência dos EUA (2000).
Professor francês Jacques Tits foi premiado com o Prêmio Abel
Tits nasceu em 1930 em Uccle, na Bélgica, mas se naturalizou francês em 1974.
Entre as instituições de ensino onde lecionou, estão a Universidade de Bruxelas (Bélgica), a Universidade de Bonn (Alemanha) e o Collège de France, de onde é professor emérito desde 2000.
Membro da Academia das Ciências francesa desde 1974, Tits recebeu, entre outros, o prêmio Wolf (1993) e a Medalha Cantor da Sociedade de Matemática Alemã (1995).
O prêmio Abel tem esse nome em homenagem ao matemático norueguês Niels Henrik Abel (1802-1829). O prêmio foi criado pelo Parlamento norueguês em 2002.
O Comitê Abel, composto por cinco matemáticos reconhecidos internacionalmente, escolhe anualmente o vencedor, que recebe um prêmio de 6 milhões de coroas norueguesas (US$ 1,2 milhão).
O rei Harald 5º entregará o prêmio em uma cerimônia na Universidade de Oslo em 20 de maio
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u386671.shtml
Portal da Foha de São Paulo 28-0
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|