Teste pode criar buraco negro |
|
|
O Estado de São Paulo - 01.04.08 |
Ação nos EUA pede suspensão de teste por risco de criar buraco negro
Objetivo é tentar impedir experiência programada por laboratório europeu para estudar como teria sido o Big Bang
Jamil Chade, com The New York Times
Um americano e um espanhol entraram em 21 de março com a ação nº CV 08-00136 na Corte Federal do Havaí (EUA) para tentar impedir a maior experiência da física nas últimas décadas - o choque induzido de átomos em alta velocidade para estudar como teria sido o Big Bang. O experimento é promovido pelo Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern). Segundo os autores da ação, o choque de prótons produziria um buraco negro que engoliria a Terra. O Cern diz não haver risco.
Mais informações sobre a experiência
O processo é iniciativa de Walter L. Wagner - formado em física pela Universidade da Califórnia e doutor em direito pela Universidade do Norte da Califórnia - e Luis Sancho - escritor e pesquisador. Na ação, a dupla também acusa o laboratório, na fronteira entre Suíça e França, de não ter feito estudos de impacto ambiental. Wagner já tentou, sem sucesso, impedir experimentos em 1999 e 2000.
O teste está marcado para meados do ano, depois de muitos atrasos e mais de 14 anos de estudos com cientistas de todo o mundo, inclusive brasileiros. A idéia é estudar a criação de energia no segundo seguinte ao Big Bang.
No processo, que será conduzido pela juíza Helen Gillmor, Wagner e Sancho pedem que a Justiça cancele o teste até que fique comprovada sua segurança. O Departamento de Energia dos EUA (DOE), um dos principais parceiros do projeto, é um dos réus. Segundo o Departamento de Justiça, que representa o DOE, uma audiência preliminar foi marcada para 16 de junho.
http://www.estado.com.br/editorias/2008/04/01/ger-1.93.7.20080401.1.1.xml
The New York Times
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|