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Mostra revela Marrocos e influências artísticas


Folha de São Paulo - 01/04/2008

Mostra revela Marrocos e suas influências artísticas


SILAS MARTÍ
da Folha de S.Paulo

País da chamada África branca, separado da Europa apenas por um estreito, o Marrocos tem vocação para a mistura.

A influência grega, romana e andaluz na arte, na indústria têxtil, na arquitetura e nos costumes são tema da maior exposição sobre o país já realizada no Brasil, que é aberta ao público hoje no Museu de Arte Brasileira da Faap.

Depois de dedicar mostras à China, ao Egito e aos deuses gregos, o museu recebe 500 obras, entre peças de cerâmica, roupas, fotografias, telas, objetos domésticos e armas que cobrem o período de 6000 a.C. até os dias de hoje.

"O Marrocos ocupou Portugal e Espanha por nove séculos. Como os brasileiros, temos muitas misturas", diz Abdellah Salih, diretor nacional do patrimônio cultural do Marrocos, que traz a exposição ao país numa parceria com o governo federal brasileiro.

As tais misturas ficam evidentes logo de início, com as peças mais antigas em exibição: lápides com inscrições no alfabeto berbere, que datam de 6000 a.C., vasos também do período neolítico e exemplares de arte rupestre. Ao lado disso tudo, a cabeça de um jovem marroquino, fragmento de uma escultura maior, feita em estilo helênico, que data de 200 a.C. -impossível não confundir o traço delicado esculpido no mármore com a estatuária clássica da Grécia.

A influência grega se espalha também para o núcleo arquitetônico da mostra, que reúne portas, janelas, fragmentos de paredes cobertos de azulejos e capitéis e colunas de mármore, iguais às que existiram na Grécia antiga, com a exceção de que levam inscrições do Alcorão.
No mesmo espaço, há moedas de diversos períodos da história marroquina, além de dois astrolábios, usados para a navegação, previsões astrológicas e até a determinação da posição dos muçulmanos ao rezar.

Exemplares da cerâmica urbana e de regiões rurais também dão indícios da rotina doméstica dos marroquinos ao longo da história. Enquanto nas cidades só os homens faziam vasos, bacias e recipientes coloridos, as mulheres cuidavam da produção rural, com peças mais rústicas e utilitárias.

"Isso que está aqui não poderia surgir em nenhum outro lugar do mundo", diz Salih. "Os mesmos motivos que estão nas lápides estão na cerâmica, nas roupas e nos tapetes. São também os mesmos pigmentos vegetais. Gostamos muito das cores, do verde, do vermelho."

Além dos objetos trazidos do Marrocos, a mostra reúne quadros de artistas europeus que estiveram nos países do Magreb, como Argélia e Tunísia. Entre as mais conhecidas das 12 telas, estão "Dois Marroquinos Sentados no Campo", de Delacroix, e "Oásis em Lagrount", de Eugène Fromentin, todas trazidas do Orientalist Museum, do Qatar.

Marrocos
Quando: de ter. a sex., das 10h às 20h; sáb. e dom., das 10h às 17h; até 22/6
Onde: Museu de Arte Brasileira da Faap (r. Alagoas, 903, São Paulo; tel. 0/xx/11/ 3662-7198)
Quanto: entrada franca

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u387745.shtml

Jornal Folha de São Paulo

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