> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Crianças: sono e propensão à obesidade


Folha Online - 08/04/2008

Estudo diz que crianças que dormem pouco são propensas à obesidade

Porcentagem de meninos e meninas obesos dobra com menos de 12 horas de sono.

Passar muitas horas na frente da TV também favorece o problema.

Da EFE


As crianças que dormem menos de 12 horas e assistem por muito tempo à TV têm tendência a ter um peso excessivo antes de entrar na escola, segundo um estudo de cientistas da Escola de Medicina da Universidade Harvard.

A conclusão do estudo, publicado hoje pela revista "Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine", é baseada em relatórios das mães sobre os hábitos de seus filhos, assim como em medições diretas de seu peso e estatura. Os cientistas assinalam que essa é uma nova prova para uma vinculação entre o sono e a obesidade, que pode afetar inclusive as crianças muito novas.

Acrescentam que o efeito do menor tempo de sono se vê reforçado pela televisão. "Os dois comportamentos, independentes e em combinação, são particularmente arriscados", afirmou Elsie Taveras, principal autora do estudo.

Os cientistas estudaram os casos de 915 crianças, das quais 586 dormiam uma média de 12 horas ou mais por dia, e 329 dormiam menos de 12 horas. Entre os que dormiam mais de 12 horas a incidência de obesidade era de 7% ao completar os três anos, mas entre os que dormiam menos era de 12% ao chegar à mesma idade. Ao considerar o fator de duas ou mais horas de televisão por dia, a porcentagem de obesos subiu para 17%.

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL391822-5603,00.html

Jornal Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader