Senai-SP ensina a construir sem destruir |
|
|
O Estado de São Paulo - 11.04.08 |
Senai-SP ensina a construir sem destruir
Estande da escola terá canteiro de obra para orientar, por exemplo, na reciclagem de resíduos da construção
A participação da Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo, voltada para formação de mão-de-obra para a construção civil, traz várias técnicas de construção sustentável para a Feicon. A escola mostra, por exemplo, uma calçada ecológica, sistemas de gestão e reaproveitamento de resíduos de obra e de captação de energia solar. Processos construtivos que contribuem para a preservação ambiental. E também oferece, de hora em hora, palestras com 20 minutos de duração sobre o tema.
O público poderá conferir, no estande de 100 m², soluções, equipamentos e dispositivos voltados à construção sustentável. Entre os temas que serão abordados, destaque para técnicas de reuso da água, uma exigência legal na cidade de São Paulo desde 2005. A calçada ecológica é feita para absorver a água, o que ajuda a evitar enchentes. O estande ainda dá dicas de uso racional de energia elétrica e de aplicação de sistema de captação de energia solar, que também é obrigatório por lei em São Paulo nas edificações novas. E ensina formas de coleta seletiva de lixo e de gestão de resíduos da construção civil.
MOINHO
Os técnicos mostram, por exemplo, como um moinho pode, no próprio canteiro de obras, transformar resíduos (resto de blocos, argamassa, telha, cerâmica etc.) em uma “farofa” que pode ser reutilizada como areia na composição do contrapiso, calçada, rejunte e acabamentos internos.
Para o diretor da escola, Carlos Eduardo Cabanas, a participação do Senai-SP no evento é uma forma de divulgar a visão da entidade sobre o profissional de hoje e a importância da implementação de sistemas que reduzam os impactos ambientais causados pelo setor. “Nosso objetivo é reforçar para o setor a importância da capacitação profissional com atitude ambiental.” E complementa. “O profissional completo precisa ter consciência sobre o meio ambiente e as maneiras de preservar nosso ecossistema”.
No espaço, canteiros de obras servirão de salas de aula para a realização das palestras sobre diferentes áreas da construção civil, como hidráulica, elétrica, revestimentos e serviços de pedreiro, sempre com enfoque na construção sustentável. Além de demonstrações sobre os métodos de capacitação profissional da escola, serão sorteados para os participantes materiais didáticos.
Todas as técnicas apresentadas pelo Senai-SP na Feicon foram desenvolvidas em conformidade com as normas do Selo Verde - certificado formulado por ONGs de diversos países, que define normas para regular o comércio de produtos provenientes das florestas tropicais por meio de acordos internacionais.
http://www.estado.com.br/editorias/2008/04/11/eco-1.93.4.20080411.56.1.xml
Jornal O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|