Fatecs encerram inscrições para isenção da taxa

Globo.com - 14.04.08

Fatecs encerram inscrições para isenção da taxa nesta segunda

Também é possível pedir redução de 50% do valor da inscrição.

Resultado será divulgado no dia 5 de maio.
Do G1, em São Paulo

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de São Paulo encerram o prazo para pedido de isenção da taxa do vestibular nesta segunda-feira (14). Além da gratuidade, é possível solicitar redução de 50% no valor pago. O valor da taxa de inscrição para é de R$ 70.

Os interessados deverão preencher o formulário no site www.vestibularfatec.com.br até as 12h dessa segunda. É necessário guardar o número do protocolo.

Confira os benefícios disponíveis por unidade

O candidato deverá também entregar os documentos comprobatórios em um envelope lacrado até as 20h dessa segunda-feira, na secretaria da Fatec em que se inscreveu, para concorrer ao benefício. Veja os requisitos e documentos para isenção; veja os requisitos e documentos para redução.

No momento da entrega do envelope, o candidato precisa preencher, assinar e entregar o requerimento de solicitação de isenção/redução da taxa, que será fornecido pela secretaria da Fatec. A resposta à solicitação será divulgada no dia 5 de maio, somente pela internet.

Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam os requisitos. Quem quiser concorrer às duas modalidades, terá de efetuar duas inscrições.

Requisitos para isenção
O candidato precisa ter concluído integralmente, até o ano de 2007, o ensino médio em instituição pública ou em instituição particular com concessão de bolsa de estudo integral, ou ter cursado a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal igual ou inferior a R$ 415 (por pessoa), e residir no Estado de São Paulo.

Documentos para a isenção
Cópia simples do histórico escolar com as informações da 1ª à 3ª série do ensino médio ou declaração de instituição de ensino comprovando a escolaridade. Em caso de ter cursado o ensino médio em rede particular, com bolsa de estudo integral, é necessário anexar o documento da escola que comprove a situação.

Cópia simples do contracheque (recibo, holerite) ou declaração por escrito dos rendimentos mensais para autônomos ou trabalhadores do comércio informal de todos os integrantes que compõem a renda familiar bruta mensal.

Cópia simples de comprovante de residência recente ou declaração por escrito da condição de moradia.

Para a redução
Para concorrer à redução de taxa de inscrito, o vestibulando precisa estar regularmente matriculado em curso pré-vestibular ou em cursos superiores de graduação ou de pós-graduação. O interessado deve, também, ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$ 830) ou estar desempregado.

Documentos necessários
Cópia simples de certidão ou declaração expedida por instituição de ensino que comprove sua condição estudantil.

Cópia simples do contracheque (recibo, holerite) ou declaração por escrito dos rendimentos mensais para autônomos ou trabalhadores do comércio informal, especificando a remuneração mensal inferior a dois salários mínimos. Quem estiver desempregado deve declarar sua condição por escrito, conforme modelo disponibilizado no site do processo seletivo.

Inscrições para o vestibular
Entre os dias 5 e 20 de maio, o candidato que receber um dos benefícios deve fazer sua inscrição no site do vestibular. O manual do candidato também estará disponível neste site.

O candidato isento do pagamento da taxa deve efetuar sua inscrição para a Fatec na qual obteve a isenção, em um único curso de graduação, no período oferecido pela unidade de ensino. O beneficiado com a redução pode fazer a inscrição na Fatec de sua escolha.

Globo.com