> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Tocha olímpica chega ao Paquistão


Folha de São Paulo - 16.04.08

Tocha olímpica Publicidade


da France Presse, em Islamabad

A tocha olímpica, símbolo dos Jogos de Pequim, chegou na manhã desta quarta-feira a Islamabad (capital do Paquistão) sob forte esquema de segurança, em sua primeira parada asiática no giro pelo mundo.

O avião que transportava a tocha pousou na base militar de Chaklala, onde o símbolo olímpico foi recebido por autoridades paquistanesas em um tapete vermelho, segundo imagens transmitidas pela televisão estatal. O embaixador chinês em Islamabad também compareceu ao evento.

As autoridades encurtaram o trajeto originalmente planejado para a passagem da tocha por motivos de segurança, embora o governo chinês tenha a esperança de poder evitar no Paquistão as manifestações em defesa dos direitos humanos realizadas em etapas anteriores da viagem.

Os paquistaneses também temem a realização de algum atentado, como os registrados no país ao longo do ano passado.

Ao invés de passar pelas principais ruas da capital, a tocha circulará ao redor do estádio Jinnah, observada por cerca de 8.000 pessoas --convidados escolhidos a dedo para participar da cerimônia.

Todos os horários do percurso também foram modificados.

"Tivemos que mudar o programa para garantir a segurança da tocha e dos participantes do evento", explicou à France Presse o presidente do Comitê Olímpico Paquistanês, Arif Hassan.

Além disso, o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, também é esperado na cerimônia. Na segunda-feira, ele condenou os protestos pró-Tibete que marcaram o início da viagem da tocha olímpica.

"Não há uma só pessoa que queira fazer nada contra os interesses da China", afirmou o presidente paquistanês, em discurso pronunciado para um grupo de estudantes da Universidade de Pequim na semana passada.

A China é atualmente um dos aliados mais próximos do Paquistão, além de seu principal forncedor de armamentos.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u392533.shtml

France Presse

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader