Nova lei altera fuso horário no Norte do Brasil |
|
|
O Estado de São Paulo - 25.04.08 |
Nova lei altera fuso horário no Norte do Brasil
Emissoras de TV pediram mudança por causa da classificação indicativa
Tânia Monteiro, BRASÍLIA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem a lei aprovada pelo Congresso que diminui de quatro para três o número de fusos horários no Brasil. A medida altera os fusos nos Estados do Amazonas, Acre e Pará.
O projeto foi aprovado após pressão feita por emissoras de televisão - obrigadas por uma portaria do Ministério da Justiça, em vigor desde 7 de abril, a atrasar em uma ou duas horas a exibição de alguns programas, dependendo do fuso, para se adequar à classificação indicativa destinada a eles. Essa decisão dificultou o funcionamento das emissoras em rede nacional.
Pelas novas regras, todas as cidades do Acre e do Amazonas passarão a ter uma hora a menos em relação ao horário de Brasília, que prevalece na maior parte do País. Hoje, o fuso do Acre é de duas horas a menos.
No Amazonas, parte das cidades têm uma hora a menos, mas em algumas localidades da região oeste do Estado a diferença é de duas horas em relação à capital federal.
No caso do Pará, onde parte das cidades tem a mesma hora que Brasília e outras uma hora a menos, os horários foram unificados e todas as cidades terão o mesmo fuso da capital. No total, 46 municípios da região Norte, localizados naqueles três Estados, terão seus horários modificados.
Os novos fusos entram em vigor em 60 dias. O projeto foi apresentado pelo senador Tião Viana (PT-AC).
CHÁVEZ
Em setembro do ano passado, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, determinou mudança no fuso horário de seu país, atrasando os relógios em meia hora.
Ao decidir pela mudança de horário, Chávez argumentou que ela permite que as crianças acordem de dia para ir à escola, e não de madrugada.
Sobre a mudança ser apenas de meia hora - e não uma hora cheia -, Chávez disse, na época, em seu programa de rádio Alô Presidente, que o mundo não era obrigado a seguir um esquema de divisão dos fusos horários definido, segundo ele, pelo imperialismo norte-americano.
A mudança fará a Venezuela ter um horário único no mundo. Mas, em outras longitudes, alguns países têm sua hora oficial meia hora à frente ou atrás de seus vizinhos.
http://txt.estado.com.br/editorias/2008/04/25/ger-1.93.7.20080425.5.1.xml
Jornal O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|