SP: bonde chique ligará Metrô a Congonhas

O Estado de São Paulo - 25.04.08

SP vai ganhar 'bonde chique' ligando Metrô a Congonhas

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - O Ministério da Defesa, a Secretaria dos Transporte Metropolitanos de São Paulo e a Prefeitura fecharam ontem um acordo que possibilitará a construção da linha de transporte exclusivo entre a Estação São Judas do Metrô e o Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, por veículo leve sobre trilhos (VLT), o chamado ?bonde chique?. O ministro Nelson Jobim, o governador José Serra (PSDB) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) acertaram parceria para construção de cerca de 2 quilômetros de trilhos elevados que facilitarão o acesso ao aeroporto.

O custo total do projeto está orçado em R$ 1,2 bilhão, segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. Somente o trecho entre a Estação São Judas e Congonhas é de R$ 200 milhões. ?A previsão é de que o VLT comece a funcionar até o fim de 2010?, disse o secretário. Também não foi acertado se o trajeto passará pelo Jardim Aeroporto. A Prefeitura utilizará operações urbanas para financiar sua parte. Por enquanto não há definição de que forma isso ocorrerá. ?As obras começam assim que o projeto, a ser contratado, estiver pronto.?

O VLT São Judas-Congonhas integrará a Linha 1 - Azul do Metrô com o futuro Expresso Aeroporto. Desse modo, um passageiro poderá ir de Cumbica, em Guarulhos, até Congonhas, em 45 minutos, de acordo com o pré-projeto.

O edital que escolherá as empresas para a construção do Expresso Aeroporto está previsto para ser lançado nas próximas semanas, segundo o secretário. A linha partirá da Estação da Luz, na região central, e utilizará ramais das Linhas F e G da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), hoje rebatizadas de linhas 13 - Jade, e 14 - Ônix, até Cumbica. O governo federal deverá investir R$ 400 milhões nesse projeto, que será concedido à iniciativa privada para operação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Jornal O Estado de São Paulo