> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Scanner localiza gordura em vasos


O Estado de São Paulo - 28.04.08

Scanner localiza gordura em vasos

Aparelho, cuja venda foi liberada nos Estados Unidos, poderia ajudar a prevenir a ocorrência de enfartes

The New York Times, Nova York

Os órgãos reguladores federais nos Estados Unidos aprovaram a venda de um novo aparelho de scanner a laser capaz de localizar depósitos de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos que seriam a causa do enfarte. Segundo a fabricante do aparelho, InfraRdDx, empresa baseada em Burlington, Massachusetts, com esse novo aparelho os médicos poderão evitar a colocação de stents coronários nos vasos, o que pode aumentar o risco de um enfarte.

Stents são próteses metálicas usadas para ajudar a abrir as artérias depois de uma angioplastia, procedimento em que balões minúsculos são inflados dentro dos vasos sanguíneos obstruídos para limpá-los.

A angioplastia com stents alivia a dor no peito, conhecida como angina, mas, contrariamente à crença popular, no geral não ajuda a evitar um enfarte. De acordo com pesquisas feitas, os enfartes não são provocados pelo tipo de obstrução que normalmente desaparece com a angioplastia, mas pela ruptura das finas paredes dos vasos que contêm depósitos de gordura, também chamados “pools lipídicos”.

Esses depósitos de gordura podem ser encontrados em qualquer lugar nas paredes das artérias, e não só no ponto em que a obstrução se formou pela criação de placas. Os pesquisadores não têm certeza se o uso do stent no caso desses depósitos de gordura reduziria o risco de um enfarte.

Muitos acreditam que cobrir inadvertidamente apenas parte de depósito de lipídios (gorduras) provavelmente aumenta o risco de ruptura. Outros acham que é melhor cobrir esses depósitos com stents metálicos mais antigos, em vez de se usar os mais recentes, que contêm medicamentos.

Assim, instrumentos melhores para localizar esses depósitos de gordura podem ajudar bastante os médicos que realizam angioplastias. São cruciais para a pesquisa a longo prazo quanto a se saber se o uso de stents para a localização desses depósitos de gordura podem salvar vidas, evitando-se assim as rupturas dos vasos.

DÚVIDAS

Para alguns pesquisadores, no entanto, tudo isso é perda de tempo e de dinheiro. Eles dizem que esses depósitos de gordura são sintomas de uma doença arterial que afeta todas as artérias do coração e, na verdade, todo o sistema circulatório. E são a favor do uso de medicamentos e mudanças no estilo de vida do paciente para reduzir as concentrações dos lipídios, que são potencialmente perigosos, por todo o corpo.

Os médicos já tentaram outros meios para localizar esses depósitos de gordura, incluindo o uso de scanners CT externos, e minúsculos aparelhos de ultra-som, que são introduzidos nas extremidades dos cateteres similares àqueles usados para colocar os balões de angioplastia e os stents.

A empresa InfraRdDx afirma que o seu cateter, que emite uma luz de laser quase infravermelha dentro da artéria e produz uma imagem do quanto foi absorvido, pode fornecer um quadro mais completo dos conteúdos e dimensões dos lipídios nas paredes dos vasos sanguíneos.



DOENÇAS CARDÍACAS

Doenças cardiovasculares: São uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Em 1990, morreram 5 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento por essa causa. Em 2020, serão 20 milhões.Elas atingem o funcionamento do sistema circulatório. Basicamente, referem-se ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ao enfarte

Fatores de risco: Hipertensão arterial, colesterol alto, tabagismo, diabete, sedentarismo, obesidade hereditariedade e estresse

Prevenção: A melhor forma de se evitar e mesmo tratar as doenças cardiovasculares é investir num estilo de vida saudável, que inclua alimentação adequada, exercícios físicos orientados e cuidados para evitar o estresse e o cansaço físico excessivo



http://txt.estado.com.br/editorias/2008/04/28/ger-1.93.7.20080428.9.1.xml

Jornal O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader