Danças japonesas se modernizam |
|
|
Globo.com - 30/04/2008 |
Danças japonesas se modernizam sem perder significado
Elas surgiram na antigüidade marcam principais acontecimentos da vida em comunidade.
Mulheres usam chapéus que lembram guarda-chuvas; homens vestem quimonos.
Do G1, com informações do Bom Dia São Paulo
As danças japonesas surgiram na antigüidade e, apesar de preservar muitas características, se modernizaram. Elas marcam os principais acontecimentos da vida em comunidade e por isso são cheias de significados.
Além da coreografia marcada, a dança típica da colônia exige técnica para tirar som do naruko, um chocalho japonês que tem várias hastes em 45 graus. \"Começou com jovens, mas virou febre no Japão inteiro. Desde os pequenininhos até os experientes, todos dançam\", diz a coreógrafa Kumi Amago.
Outro espetáculo muito popular é o “awaodori”, uma espécie de carnaval japonês, organizado durante quatro dias em agosto. A dança inclui vários estilos, todos inspirados na cultura do país. Em ritmos folclóricos que existem há mais de 500 anos, os homens dançam livremente e as mulheres fazem coreografias com movimentos leves e sensuais.
Na cabeça, as dançarinas levam o kassa, um chapéu de palha que lembra um guarda-chuva. Mas o que mais chama a atenção é o tamanco usado pelas mulheres, chamado gueta. Ele é do ano de 1500.
A vestimenta masculina também é rica em detalhes. Nos pés, eles usam o tabi. O quimono tradicional é preso por uma faixa preta amarrada a uma espécie de garrafa de saquê. Além das cores, as danças japonesas são cheias de símbolos, como o shishi, um leão que tem a função de proteger, afastar os maus olhados.
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL448734-9980,00-DANCAS+JAPONESAS+SE+MODERNIZAM+SEM+PERDER+SIGNIFICADO.html
Globo.com
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|