> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
MAC-UPS prepara mudança para prédio do Detran


Folha Online - 02.06.08

MAC-UPS prepara mudança para prédio do Detran; Pinacoteca terá segundo prédio

MARIO GIOIA
da Folha de S.Paulo

A partir do final do mês, quando o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) deixará definitivamente o antigo Palácio da Agricultura assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer no parque Ibirapuera, São Paulo dará início a um projeto de dois novos espaços museológicos ambiciosos, amparados por grandes áreas verdes.

De acordo com o secretário estadual de Cultura, João Sayad, as reformas para implantação do MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) no edifício e na área contígua seguem até junho do ano que vem. Com um acervo valioso, que inclui obras de Modigliani, Picasso e Tarsila do Amaral, entre outros, o museu ganhará uma nova sede e será rodeado por um parque, formado pelas antigas dependências do Detran e áreas vizinhas, como o terreno do Instituto Biológico.

Já a Pinacoteca do Estado pretende, até o primeiro semestre de 2010, ganhar mais um prédio no parque da Luz, onde hoje funciona uma escola estadual.

MAC vai privilegiar contemporâneos

A diretora do MAC-USP, Lisbeth Rebollo Gonçalves, está em definições finais de como será ocupado o espaço do novo prédio do museu, sede do Detran apenas até o fim de junho.

No entanto, já tem estabelecida boa parte da divisão: quatro andares, incluindo o térreo, serão destinados a exposições; um andar ficará somente com o setor educativo; e o último andar, de um total de nove, na cobertura, abrigará um restaurante e um espaço para eventos menores, como lançamentos de livros e pequenas mostras.
"Um dos pontos que quero destacar é que a leitura do museu virá do contemporâneo para o moderno. Temos de frisar, como o próprio nome sugere, que o museu é de arte contemporânea", afirma ela.

Gonçalves é a responsável por comandar um museu que possui cerca de 8.000 obras, com alguns "tesouros" raros de serem encontrados em outras instituições brasileiras (veja quadro ao lado). O acervo nasceu a partir da coleção do mecenas Ciccillo Matarazzo (1892-1977), doada à universidade e que fazia parte da primeira fase do MAM (Museu de Arte Moderna) paulistano.

Dividido entre um prédio de proporções modestas na Cidade Universitária e um andar no Pavilhão da Bienal, também no Ibirapuera, o museu ganha com a nova sede uma visibilidade que ele nunca teria nos antigos espaços. Por isso, precisará passar por uma reestruturação administrativa.

"O conselho de museus da secretaria chamou a atenção para o fato de que esse museu vai ter, mais ou menos, 20 mil m2. Vai exigir uma grande gerência, mais gente envolvida", diz o secretário estadual da Cultura, João Sayad. "Com certeza haverá mais pessoal e condições de segurança, circulação e conservação incrementadas", diz Gonçalves.

Jardim de esculturas

A diretora do museu quer ainda criar espaços especiais dentro do prédio. Ela planeja um jardim de esculturas, com abertura para a área externa; um setor apenas de trabalhos de novas mídias, "mais tecnológico"; um espaço para os trabalhos em papel; um para fotografia, entre outros.

"Isso não significa que eles não se espalhem pelas exposições", afirma ela. "Também estamos aceitando doações e comodatos que ajudem a compor e melhorar o nosso acervo." Parte da coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, que foi transferida judicialmente para a instituição, fará parte das mostras.

O MAC terá também montagem especial para suas "obras-ícones", segundo Gonçalves, como "Unidade Tripartida", de Max Bill, escultura que influenciou a eclosão dos movimentos construtivos no Brasil.

Para inaugurar o espaço em 2009, ainda têm de ser escolhidas as exposições, mas é quase certo que uma delas esteja dentro da programação do Ano da França no Brasil, possivelmente a da Coleção Renault, com obras de Victor Vasarely e Pierre Alechinsky, entre outros.

Parque envoltório

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u407742.shtml

Jornal Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader