De corpo e alma na cultura nipônica |
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Jornal da Tarde - 12.06.08 |
De corpo e alma na cultura nipônica
Turma da Mônica terá personagens nipônicos e uma versão em mangá
Márcia Placa
Ele não tem olhos puxados e nenhuma descendência nipônica, mas está completamente envolvido com a comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Além de ter criado os mascotes do centenário, Keika e Tikara, Maurício de Sousa pretende balançar o mercado das histórias em quadrinhos com o lançamento da Turma da Mônica Jovem, em mangá, estilo de histórias em quadrinhos japonesas. O primeiro volume será lançado em agosto deste ano. “Faz tempo que eu tinha vontade de criar, mas foi preciso estudar e pesquisar para unir o estilo com história infantil”, conta.
A equipe do estúdio de Maurício passou os últimos seis meses trabalhando no projeto. As histórias serão em branco e preto, com todas as características do mangá. “Vamos lançar a revista e sentir o público para saber que rumo dar as histórias. Mas acredito que serão cheias de sentimento com pitadas de magia”, revela.
Os fãs da Turma da Mônica poderão ver os personagens crescidos - na adolescência. As características já conhecidas de cada personagem, como Cebolinha, Cascão e Magali serão mantidas, mas o autor garante surpresas. Maurício diz que sempre recebeu pedidos de leitores que gostariam de ver os personagens mais velhos. “Queremos lançar números mensais por pelo menos um ou dois anos e sentir a recepção do público.” As histórias terão também um enfoque na educação. “Vamos falar de temas diversos, como drogas, bebidas e sexo. O autor deve sempre tratar o leitor como filho e, por isso, tem a responsabilidade de educar”, diz. A revista nova terá tamanho um pouco maior do que o gibi normal.
No Japão, as histórias em quadrinhos fazem parte da leitura de uma faixa etária abrangente, de crianças a adultos. E Maurício quer fazer isso no Brasil, acompanhando o crescimento dos leitores. “É um estilo diferente, que pode ser permanente. Uma linha não invalida a outra.”
Maurício foi criado em Mogi das Cruzes, cidade da Grande São Paulo que abriga muitos descendentes de japoneses. “Desde que me conheço por gente, estou enfronhado na comunidade. Na escola, os colegas eram descendentes, eu freqüentava muitas casas de amigos japoneses e casei com uma nissei.” Aliás, ele teve ajuda da esposa, Alice Takeda, para criar Keika e Tikara. “Foi uma co-produção”, conta. O primeiro a ser criado foi o menino Tikara - nome que significa força, bravura, tenacidade. “Eu queria um nome que fosse uma palavra com significado.” Keika foi criada logo depois. “As pessoas não devem viver sozinhas, só acompanhadas. Então criamos a Keika, que significa suavidade, honestidade, o contraponto do Tikara.”
Os personagens foram incluídos no material de divulgação do centenário e serão incorporados às histórias da Turma da Mônica. Em julho, uma revista vai mostrar a chegada das famílias de Keika e Tikara no bairro do Limoeiro. E, na primeira história, Cebolinha se encantará com os golpes de karatê de Tikara e fará planos para o novo amigo ajudá-lo a vencer Mônica. “Keika e Tikara vieram para ficar, assim como os japoneses no Brasil. Será uma forma de disseminar a cultura japonesa para os nossos leitores.”
Maurício esteve no Japão há pouco tempo e foi recebido pela família imperial. Ficou emocionado ao ser cumprimentado pelo imperador, que quebrou o protocolo e foi apertar as mãos de todos da comitiva. “As quebras de protocolo servem também para aproximação dos povos.” A Turma da Mônica já está presente no Japão, com gibis em português para os dekasseguis. O primeiro personagem de Maurício a aparecer em tiras e histórias em quadrinhos na terra do Sol Nascente foi o simpático dinossauro Horácio. “É um personagem mais filosófico e a tradução era feita por um poeta, o que deixava as historinhas ainda mais atraentes aos japoneses.” A Turma da Mônica também poderá invadir o Japão. “Antigamente não queriam publicar, porque as histórias mostram a Mônica batendo no Cebolinha e isso ia contra a cultura japonesa de a mulher ser submissa. Mas este quadro está mudando e es
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