Saresp de 2008 pode ser feito por redes municipais

O Estado de São Paulo - 13.06.08

Saresp de 2008 pode ser feito por redes municipais

Renata Cafardo

Alunos de redes municipais do Estado poderão participar neste ano do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), organizado pelo governo estadual. A prova será a mesma que já é aplicada a alunos das escolas estaduais. Outra mudança é que o exame, atualmente só com questões de português e matemática, terá também uma parte de ciências.

O objetivo, segundo a Secretaria Estadual da Educação, é deixar o Saresp mais próximo de avaliações internacionais, como o Pisa, feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que já inclui as três áreas. No ano passado, o Saresp avaliou 2 milhões de alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries e do 3º ano do ensino médio.

A adesão dos municípios será voluntária e terá um custo ainda não definido. Caso todos optem por participar, a estimativa é de que 7 milhões de alunos façam a prova em 2008. Em outros anos, já houve essa possibilidade de participação. Em 2005, metade dos municípios paulistas aderiu.

A diferença agora é que o Saresp foi mudado no ano passado e passou a usar a mesma metodologia de avaliações nacionais, como o Saeb. Além disso, o exame estadual permite que as escolas tenham seu Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), com metas a serem alcançadas a cada ano.

A capital organiza atualmente um exame próprio, a Prova São Paulo, e a Secretaria da Educação informou que avalia se participa ou não do Saresp. Os municípios também estão nas avaliações nacionais, Saeb e Prova Brasil.

O Estado de São Paulo