Seleção natural pode favorecer homossexualidade

G1, em São Paulo - 18.06.08

Seleção natural pode favorecer homossexualidade masculina, diz estudo

Estudo feito na Itália avaliou genes que homens gays recebem de suas mães.

DNA ligado à característica tornaria mulheres da família mais férteis que a média.
Reinaldo José Lopes

Do G1, em São Paulo

Cromossomos X e Y, cuja posse define que uma pessoa será biologicamente homem: genes ligados à homossexualidade masculina poderiam estar no X, vindo da mãe

A idéia de que a homossexualidade é uma característica prejudicial à sobrevivência e multiplicação dos seres vivos acaba de levar uma rasteira considerável, graças ao trabalho de um trio de pesquisadores italianos. Eles fizeram uma simulação matemática das várias possibilidades da origem dos homossexuais masculinos e concluíram que, na verdade, os genes ligados a esse comportamento poderiam favorecer a fertilidade -- das mulheres aparentadas aos gays pelo lado materno. Isso explicaria porque a característica nunca desaparece da população.

O trabalho, coordenado por Andrea Camperio Ciani, da Universidade de Pádua (norte da Itália), está na revista científica de acesso livre "PLoS One" e pode ser lido de graça na internet. Embora Ciani e seus colegas Paolo Cermelli e Giovanni Zanzotto tenham chegado ao resultado usando equações, eles embasaram suas contas em dados populacionais sobre o homossexualismo humano e em alguns conceitos-chave da teoria da evolução.

O mais importante, claro é o da seleção natural, considerado o principal mecanismo por trás da evolução dos seres vivos. O lema da seleção natural é simples: quem se reproduz mais, ganha a disputa, legando seus traços às gerações seguintes. O problema é que, desse ponto de vista, a homossexualidade é um paradoxo: afinal, uma pessoa que só tiver relações sexuais com membros do mesmo sexo estará, por definição destinada a não se reproduzir -- excetuando, é claro, os modernos meios de fertilização in vitro.

No entanto, em todas as culturas e todas as épocas, e também entre outros mamíferos, vê-se que existe um nível relativamente constante, mas baixo, de atividade homossexual (pouco menos de 10% em populações humanas modernas). Ora, se ser gay fosse tão terrível para a seleção natural, esperar-se-ia o desaparecimento completo dos homossexuais, mas não é o que acontece.

Pegando carona
Os pesquisadores italianos, em seu estudo, assumem que há pelo menos um componente genético razoável por trás da origem da homossexualidade. A idéia não é estapafúrdia, uma vez que irmãos gêmeos de gays (que têm exatamente os mesmos genes que eles) têm probabilidade muito maior de também se interessarem por pessoas do mesmo sexo do que pessoas não-aparentadas na população geral.

Mais importante, porém, são dois dados levantados por pesquisas anteriores: as mães de homens gays parecem ser mais férteis que a média das mulheres, assim como suas tias maternas -- mas não suas tias paternas. Isso levantou a possibilidade de que um ou mais genes (mais provavelmente vários genes) associados ao surgimento de homossexuais serem legados pelas mães aos filhos gays. Em corpos de mulheres, esses genes ajudariam na fecundidade, o que explicaria perfeitamente porque eles não desaparecem da população: mulheres muito férteis da família compensariam os gays que acabam não tendo filhos.

Andrea Ciani e companhia puseram-se a testar essa idéia, comparando-a matematicamente com possibilidades alternativas para a origem da homossexualidade. Eles tiveram o cuidado de testar as várias equações com os dados já conhecidos do mundo real. Para valer, o modelo matemático teria de ser capaz de produzir mães e tias de homossexuais mais férteis que a média e também de produzir populações em que os homens gays seriam sempre uma minoria que nunca desaparece.

Sexos em conflito
O resultado das simulações foi demonstrar que o modelo mais provável era o dos genes ligados à homossexualidade "pegando carona" nos corpos masculinos, mas agindo especificamente nos corpos femininos. O detalhe das simulações permitiu até estimar, segundo os italianos, que a cara

G1, em São Paulo