Universidades: vagas a alunos de escolas públicas |
|
|
O Estado de São Paulo - 02.07.08 |
Universidades podem reservar vagas a alunos de ensino público
Comissão de Educação do Senado aprova projeto que reserva 50% das vagas; proposta deve seguir para a Câmara
SÃO PAULO - Estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas poderão ter direito a pelo menos metade das vagas a serem oferecidas por instituições federais de ensino superior e de educação profissional e tecnológica. A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira, 1, o Projeto de Lei 546/07, de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) que reserva as vagas.
A proposta prevê que 50% das vagas em universidades federais e instituições públicas de educação profissional e tecnológica serão reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Além disso, os alunos que se declararem índios e negros terão preferência. As pessoas com algum tipo de deficiência também serão beneficiadas, independente de terem cursado o ensino público.
As cotas devem incluir vagas específicas para negros, pardos e índios de forma proporcional à população do estado onde fica a instituição.
O projeto foi aprovado por unanimidade na comissão e deve seguir agora para a Câmara, a não ser que pelo menos nove senadores apresentem um recurso para que ele seja votado no Plenário do Senado.
http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid199198,0.htm
O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|