> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Escola atrai comunidade para atividades culturais


Folha Online - 24.07.08

Escola passa por mudança e atrai comunidade para atividades culturais

da Folha Online

Localizada na Vila Madalena, zona oeste da cidade de São Paulo, a Escola Estadual Carlos Maximiliano Pereira dos Santos passou por um processo de revitalização no ano passado. Com as portas prestes a fechar, a direção deu a volta por cima e com a ajuda da comunidade fez uma mudança radical.

Um dos espaços da escola, que era utilizado como arquivo, foi transformado em um auditório para fazer do palco um local de cultura, não apenas para os estudantes como também para toda a população do bairro. No quadro Vila Dimenstein, desta semana, uma das integrantes do conselho gestor do colégio Solange Costa Ribeiro fala quais foram os resultados desta mudança. A apresentação é de Gilberto Dimenstein.

Em 2007, muitos alunos já haviam abandonado a escola por estarem desanimados com a situação de descaso que tomava conta do prédio. Até que a direção resolveu dar a volta por cima e começar a transformar a Carlos Maximiliano.

O auditório, que antes era usado como arquivo, hoje se chama Teatro da Vila. Neste espaço, durante o dia, são realizadas aulas, oficinas, atividades que melhoraram o desempenho dos alunos. De noite, o local oferece peças de teatro, gratuitas, a toda comunidade.

Cada dia há uma atração diferente como, por exemplo, música, teatro, sarau e cinema.

A aluna Tayna Carine Gonçalves de Jesus, 12, afirma que seu desempenho escolar melhorou muito depois destas atividades.

Hoje a escola luta para manter este resultado positivo, que é conseqüência da união da direção com a comunidade do entorno, que fez o desempenho dos alunos melhorar e a instituição voltar a ser freqüentada.

Gilberto Dimenstein, 48, é membro do Conselho Editorial da Folha e criador da ONG Cidade Escola Aprendiz. Coordena o site de jornalismo comunitário da Folha. Escreve para a Folha Online às segundas-feiras.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u420685.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader