> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Programação cultural do Estado de São Paulo


Governo do Estado de São Paulo - 30.07.08

Anote a programação cultural do Estado
Quarta-feira, 30 de Julho de 2008 às 09h10
O guia da Secretaria da Cultura do Estado inclui dezenas de eventos, como peças de teatro, concertos, exposições e cursos para crianças. Entre os destaques estão as mostras sobre o escritor Machado de Assis, no Museu da Língua Portuguesa, e sobre o centenário da imigração japonesa no Brasil, no Memorial do Imigrante. Anote os horários.

PROGRAMAÇÃO

Até 3 de agosto

Exposição sobre Machado de Assis recebe mais de 15 mil visitantes

Em apenas uma semana de exibição, a mostra “Mas este capítulo não é sério”, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, já recebeu mais de 15 mil visitantes, desde sua abertura em 15 de julho. Baseada na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, ocupa todo o primeiro andar do museu e é realizada no ano do centenário da morte do escritor.

A exposição é mais uma homenagem àquele que é considerado um dos maiores autores da língua portuguesa. Segundo Antonio Carlos Sartini, superintendente do Museu, o objetivo da mostra é, além de homenagear Machado de Assis, desmitificá-lo sem tirar seu mérito, e conseqüentemente, aproximá-lo do leitor. “Por isso, o título remete a um dos capítulos de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o Capítulo CXXXII / Que não é sério, e já mostra a visão crítica e por vezes irônica do autor para com tudo: a sociedade, suas personagens e sua própria obra”, explica.

A exposição tem o objetivo de mostrar ao grande público o prazer de ler qualquer título de Machado de Assis e vem sendo acompanhada por pessoas dos mais diversos perfis. A professora de filosofia da Universidade Santa Cruz de Ihéus (BA), Maribel Garcia Medauar, que visitou o Museu na tarde em de 23 de julho, comenta que a mostra não deixa nada a desejar frente a exposições internacionais. “Fantástica, de Primeiro Mundo!”, surpreende-se.

“Mas este capítulo não é sério” fica em cartaz até 26 de outubro

Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/nº - Estação da Luz

Tel.: (11) 3326-0775

Terça a Domingo, das 10h às 17h

R$ 4 e meia-entrada

Grátis aos sábados

A arte dos povos da Guiné Bissau no Museu Afro Brasil

A Secretaria de Estado da Cultura e o Museu Afro Brasil apresentam a exposição Bijagós – a arte dos povos da Guiné Bissau, até novembro de 2008.

A mostra exibe 78 peças de uso ritualístico e folclórico dos Bijagós, um grupo de 27 mil pessoas que vivem no litoral da Guiné Bissau, país localizado na costa ocidental da África. As obras dos Bijagós têm reconhecimento crítico internacional pela qualidade e particularidades artísticas. Em texto produzido para a exposição, o professor Mário Varela Gomes, da Academia de Belas Artes de Portugal, afirma que “a florescência artística dessa população, documentada ao longo de mais de um século se deve à presença do mar como elemento dominante da cultura”.

Entre os objetos expostos, destacam-se lanças e espadas ritualísticas, máscaras, adornos e costeiros para dança, além de estatuetas de caráter religioso. Segundo a cultura local, a alma dos mortos vagueia pela selva até se incorporar a uma estátua. Por esse motivo, alguns estudiosos creditam a esse povo o termo de “escultores dos espíritos”

Além disso, são abundantes nas peças as referências à natureza. Muitas das obras, feitas em madeira, fibras vegetais, tecidos e metais, remetem aos tubarões, peixes-serra, vacas, hipopótamos, pelicanos e outras espécies da fauna local.

A exposição, segundo o curador Emanoel Araujo, centra-se mais nos aspectos artísticos do que em questões antropológicas, e as peças expostas proporcionam ao público uma visão abrangente do que os Bijagós realizam artística e religiosamente.

Bijagós – a arte dos povos da Guiné Bissau

Museu Afro Brasil

Av. Pedro Álvares Cabral, s/no, portão 10, Parque do Ibirapuera

Tel.: (11) 5579-0593

Terça a domingo, das 10h às 17h

Entrada gratuita

www.museuafrobrasil.com.br

Tome nota

Museu da Imagem e do Som reabre em agosto

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) retoma sua programaç

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=97242&c=6&siteID=1

Secretaria da Cultura

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader