> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Programação da Agenda Cultural do Diário Oficial


Governo do Estado de São Paulo - 01.08.08

Confira a programação da Agenda Cultural do Diário Oficial

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2008 às 09h12

100 anos de imigração japonesa:
Eventos em comemoração à data continuam nas casas de cultura do Estado de São Paulo

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

CINEMA

Mostra Nikkeis no Brasil – Olhares sobre 100 anos de Imigração Japonesa

Programa 01 – Japoneses no Brasil – curtas

Nacao Gonsiro. Direção de Jean Mazon (1949). Documentário. Cinejornal realizado no 50º aniversário de Campo Grande (MS) sobre a trajetória de Nacao Gonsiro, pioneiro no plantio de café na região.

Retratos de Hideko. Direção de Olga Futemma (1981). Documentário. Retratos de mulheres: a imigrante japonesa e duas gerações de mulheres brasileiras descendentes de japoneses. Histórias de trabalho, diluição cultural, escolas.

Hibakusha: Herdeiros atômicos do Brasil. Direção de Mauricio Kinoshita (2006). Documentário. A história daqueles que sobreviveram às bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, e que hoje vivem no Brasil.

Os japoneses no Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista. Direção de Chico Guariba (2005). Documentário sobre a história da colonização japonesa na região do Vale do Ribeira e sudoeste paulista, por meio de depoimentos de imigrantes japoneses e seus filhos.

Segunda-feira, 4, 16 horas, e segunda-feira, 11, 19 horas

Programa 02 – Tizuka Yamazaki

Gaijin 2. Direção de Tizuka Yamazaki (Brasil, 2005). O filme se passa em 1908, e conta a história de imigrantes japoneses que chegam para trabalhar numa fazenda de café. Lá, precisam se adaptar às condições e à exploração dos donos da fazenda.

Segunda, 4, 19 horas, e terça-feira, 12, 16 horas

Programa 07 – Os okinawanos

Hia sá sá – hai yah! Direção de Olga Futemma (1985). Documentário poético sobre a imigração okinawana no Brasil traz uma cultura própria e diferenciada da japonesa.

Arigatô – um olhar sobre a imigração japonesa em Campo Grande. Direção de Maristela Yule (2005). Documentário. Modos de vida e de existência de japoneses e seus descendentes e a contribuição para a formação de uma identidade sul-matogrossense, por meio da arte, da música, da dança, da culinária, da economia.

Terça, 5, 16 horas, e quinta-feira, 14, 19 horas

Programa 03 – Os dekasseguis 1

Dekassegui. Direção de Roberto Maxwell (2007). Ficção/documentário. Perdidos num mundo de sons estranhos, brasileiros descendentes de japoneses vivem perto de suas raízes e longe de suas casas.

Permanência. Direção de Hélio Ishii (2006). Documentário. O diretor destaca a segunda geração de brasileiros, crianças e jovens que cresceram no Japão.

Terça, 5, 19 horas, e quarta-feira, 13, 16 horas

Programa 05 – curtas de ficção

Chá verde e arroz. Direção e roteiro de Olga Futemma (1988). Ficção. Baseado na experiência dos ambulantes de cinema que entre as décadas de 1930 e 1960 levavam filmes japoneses para serem exibidos entre os imigrantes japoneses no interior de São Paulo.

Filha única. Direção e roteiro de Claudio Yosida (1993). Ficção. O cotidiano e a relação de mãe e filha descendentes de japoneses.

O pôr do sol. Direção e roteiro de Claudio Yosida (1996). Ficção. Viagem ao Japão separa jovens namorados. Como é o reencontro?

Tori. Direção de Andrea Midori Simão e Quelany Vicente (2006). Ficção. São Paulo, década de 1950. Menina nissei de oito anos vai atrás de seu irmão desaparecido para entregar o ovo que os pássaros dele botaram.

Primavera. Direção de Maurício Osaki (2007). Ficção. Garoto mestiço de japonês vai com seus pais ao Kinkaku-Ji visitar o túmulo de sua avó. Ao chegar ele tem medo, até conhecer Alice.

Mina e Lisa nº 04. Direção de Hélio Ishii (2007). A série narra descobertas de duas adolescentes num bairro que vive a decadência e a partida ao Japão dos antigos moradores. Mina entrega a virgindade ao primeiro colocado de uma lista que as duas amigas passam a elaborar.

Quarta, 6, 16h30, e sexta-feira, 8, 19 horas

Programa 09 – Os nikkeis e a dança contemporânea

Takao Kusuno – O marginal da dança. Direção de Hideki Matsuka (2

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=97325&siteID=1

Secretaria de Estado de Cultura

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader