SP define datas das provas do Saresp 2008

globo.com.br - 22.08.08

Educação de SP define datas das provas do Saresp 2008

Provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 de novembro.

Ao todo, devem participar da prova cerca de 2 milhões de estudantes.

Do G1, em São Paulo

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo definiu nesta terça-feira (19) as datas para o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp ) 2008. A novidade deste ano é que o Saresp terá avaliação em ciências, além de língua portuguesa e matemática (que já eram avaliadas anteriormente). As provas serão aplicadas nos dias 25 e 26 de novembro.

Participam da prova todos os alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, totalizando cerca de 2 milhões de estudantes. O resultado do Saresp implica diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), estipulado para cada escola do governo do Estado, que agora vale para calcular o bônus dos professores da rede.

Com a avaliação em ciências, a secretaria decidiu seguir o padrão do Pisa, a avaliação internacional mais importante em educação, que abrange países de todo o mundo.

"É um avanço. Consolidamos o Saresp em 2007 e agora vamos amplia-lo. É fundamental que a educação seja avaliada, para sabermos onde estamos e onde queremos chegar", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Participação das prefeituras
Em 2007 a secretaria possibilitou que o Saresp fosse comparado ao Saeb (avaliação federal da educação). Neste ano o Saresp poderá ser comparado a ele mesmo, ou seja, ao Saresp 2007. Desta forma será possível verificar se houve evolução dos estudantes e das escolas.

Outra mudança no Saresp 2008 é a abertura à participação a prefeituras. Pela primeira vez, a avaliação poderá ser aplicada também nas redes municipais de ensino. Com isso, todas as 645 prefeituras poderão implantar metas anuais para suas escolas, seguindo o modelo do Idesp, lançado em maio pelo governo estadual.

"Aos municípios interessados caberá arcar apenas com o custo de aplicação das provas. Todo processo de elaboração será da Secretaria de Estado da Educação", afirmou Maria Helena.

Como será a aplicação do Saresp
1º dia (25 de novembro)
2ª série do ensino fundamental: língua portuguesa
4ª, 6ª, 8ª do Ensino fundamental e 3ª do ensino médio língua portuguesa e matemática