> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Grécia: Descobertos sepulcros de 650 até 279 a.C.


O Estado de São Paulo - 11.09.08

Descobertos na Grécia 43 sepulcros de 650 até 279 a.C.

Segundo estudos, túmulos dos varões, datados entre 580 e 480 a.C., pertenciam a guerreiros

Efe

ATENAS - Uma equipe de arqueólogos desenterrou na província grega da Macedônia (norte) um total de 43 sepulcros que abrangem um período de quase quatro séculos, desde o ano 650 ao 279 antes de Cristo, segundo informou nesta quinta-feira, 11, o Ministério de Cultura.


Trata-se do resultado das escavações realizadas durante este ano no cemitério ocidental do povoado de Arjontiko, a 5 quilômetros de Pelas, capital do Império da Macedônia durante sua época de esplendor e cidade natal de Alexandre, o Grande.

Entre os achados destaca o sepulcro de uma menina que abriga uma coroa de cobre banhada de ouro, três ânforas de cerâmica, um cântaro de cobre e um busto de argila arenosa da morta de dimensões naturais.

Segundo os primeiros estudos, os túmulos dos varões, datados entre 580 e 480 antes de Cristo, pertenciam a guerreiros e continham capacetes de cobre ou máscaras de ouro; lanças e uma faca; jóias de ouro, prata e cobre; estatuetas de móveis e carros; e ídolos de deuses e animais, além de ânforas.


Algumas tumbas de mulheres dessa época apresentaram ricos tesouros de jóias, facas de ferro, estatuetas de argila arenosa e cântaros de cobre.


Durante as escavações dos últimos oito anos, feitas em apenas 5% do recinto, foram localizados 915 sepulcros.


Esses enterros revelam o crescimento econômico e a composição demográfica do povo com os cadáveres enterrados em sepulcros de terra e sarcófagos de madeira, ordenados por famílias, gênero e status social.


O assentamento de Arjontiko ficava em um cruzamento de caminhos de grande importância estratégica, tanto militar como para o comércio de objetos de luxo e de matérias-primas através dos séculos, segundo informaram os cientistas.

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid239808,0.htm

Efe

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader