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Brasil só crescerá mais quando melhorar a educação


Jornal da Tarde - 11.09.08

Brasil só crescerá mais quando melhorar a educação, diz estudo

Hoje, conhecimento, e não recursos naturais, é o elemento central para País ter vantagem competitiva

Simone Iwasso e Maria Rehder, do Jornal da Tarde

SÃO PAULO - No paradigma atual, onde conhecimento - e não recursos naturais ou mão-de-obra barata - é o elemento central para um país ter vantagens competitivas, o Brasil está ficando para trás e só conseguirá avançar quando educar melhor sua população.


A conclusão é de um estudo inédito do Banco Mundial, que será divulgado nesta quinta-feira, 10, em seminário promovido pela Fundação Lemann, que apontou os fatores da deficiência brasileira na área: ensino básico precário, que resulta em profissionais pouco qualificados, universidades distantes do setor produtivo e voltadas mais para conhecimento teórico do que prático e tradição em importar e adaptar tecnologias, em vez de criá-las.



Segundo Alberto Rodriguez, um dos principais autores do estudo, nesta semana no País para lançar o material, enquanto outros países em desenvolvimento, como China, Índia e Coréia, estão se transformando em países produtores de conhecimento graças a investimentos na formação de pesquisadores em áreas tecnológicas - e, com isso, alavancando sua economia -, o Brasil segue dependente de seus bens naturais, crescendo num ritmo menor. "Apenas 19% dos estudantes de ensino superior no Brasil estão nas áreas de ciências e engenharias. No Chile são 33% e na China, 53%", afirma o relatório.



De acordo com levantamento feito pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unesp com base em dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), hoje as universidades representam 0,78% do total de depositantes de patentes no País, que conta com cerca de 50 mil pesquisadores.



Leia, abaixo, entrevista de Rodriguez ao Estado:



Qual a principal conclusão do trabalho? Por que o Brasil não deslancha na área da inovação?



Fazemos uma análise de como a educação, no caso do Brasil, é um instrumento importantíssimo para a melhoria da competitividade no País. O Brasil vem crescendo, mas vem crescendo pouco quando você compara com outros países em desenvolvimento. Só que esse crescimento econômico está embasado em dois elementos. Um deles está ligado ao boom das commodities, ou seja, que prova que o Brasil tem muitos recursos naturais e sabe explorá-los, conseguindo, com isso, uma balança comercial positiva. Um segundo elemento é que esse crescimento econômico, em comparação com outros países competidores do Brasil, como a China , como Coréia, como Índia, inclusive como o México, não é um crescimento impressionante, muito forte, é um crescimento razoável, mas não vai permitir que o Brasil chegue no patamar de país desenvolvido no futuro próximo.



Por quê?



O Brasil não cresceu por ser uma sociedade inovadora, cresceu porque a base de capital de trabalho aumentou. Se você compara essa base do Brasil com a Coréia, o comportamento é muito parecido, mas a Coréia cresceu cinco vezes mais nesse período, o PIB per capita cinco vezes mais nesse período, você analisa porque e descobre que o elemento fundamental está no que se chama nos fatores totais da produtividade, essencialmente, na capacidade da sociedade em produzir de forma melhor, mais eficiente e mais barata o mesmo produto de alta qualidade. O Brasil foi débil nos últimos 30 anos.



Há três tipos de inovação. Os aviões da Embraer, o iPod são inovações da criação de conhecimento, e o Brasil, nesse campo, tem algumas coisas boas e ruins.



O Brasil está publicando pesquisas em um ritmo bastante aceitável. Ele hoje publica 2% das pesquisas nas revistas e jornais internacionais e o PIB do Brasil é cerca de 2% do PIB do mundo. Então, em pesquisas está indo, mas em patentes está baixo, menos 0,18% das patentes internacionais são brasileiras. Há a necessidade de que a pesquisa e desenvolvimento sejam mais voltados para a indústria e menos para a teoria. É preciso conseguir que as empresas privadas façam investimentos em pesquis

http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid239582,0.htm

Jornal da Tarde

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