Informações: a presença paulista na independência |
|
|
Governo do Estado de São Paulo - 12.09.08 |
Novo site oferece informações sobre presença paulista na independência do País
Sexta-feira, 12 de Setembro de 2008 às 08h59
Em pleno mês da comemoração da Independência do País, São Paulo passou a dispor de inovação que vai agradar aos internautas: o site www.historiapaulista.sp.gov.br/independencia, que oferece informações sobre a participação paulista nos eventos que levaram à Independência do Brasil, em 1822. A nova página eletrônica é a primeira parte de um portal a ser desenvolvido com o objetivo de resgatar a memória paulista e a participação do Estado nos grandes momentos da história do Brasil. Trata-se de ambicioso projeto, sob responsabilidade da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), em parceria com a Imprensa Oficial do Estado e a Secretaria de Estado da Cultura, que prevê a estruturação de um centro de documentação, nos moldes do afamado Centro de Pesquisa e Documentação (Cepedoc) da Fundação Getúlio Vargas, e de um museu da história paulista.
No ar há duas semanas, o site lembra uma biblioteca virtual, onde podem ser pesquisados, por enquanto, temas da história paulista relativos à proclamação da Independência, mediante a consulta de dezenas de obras e fotos, muitas exclusivas e inéditas. Há também um banco de dados com análises críticas de estudiosos, sob a coordenação-geral do historiador Marco Antonio Villa. É um importante instrumento de pesquisa para quem trabalha nessa área, pois contém as biografias dos principais personagens que participaram do 7 de Setembro de 1822, além de apresentar linha do tempo com os eventos ocorridos entre dezembro de 1815 e agosto de 1825. Por meio desse portal, qualquer pessoa pode obter, sem despesas, a informação desejada, conhecer e acessar obras, imagens e monumentos referentes ao período e seus personagens, utilizar coletânea de textos dos jornais, mapas, e até baixar músicas da época, como os hinos Nacional, da Bandeira e da Independência.
Resgate da memória – Segundo Villa, o portal, que abrigará o site recém-inaugurado, será abastecido com muitas informações e links para outros locais onde há dados sobre a história do Estado de São Paulo. “O objetivo é resgatar a memória política, cultural, econômica e social de São Paulo, com ênfase no registro da história local, razão pela qual vamos oferecer na Internet depoimentos, fontes orais e escritas”. Villa comenta que é de fundamental importância a utilização desse site nas esscolas, por professores e alunos. “Não adianta nada esse esforço se os recursos não chegarem até a sala de aula”. Geraldo Biazoto, diretor-executivo da Fundap, ressalta que se pretende dar informação às pessoas e viabilizar mais acesso às fontes de pesquisa. “Por isso, numa segunda etapa, será desenvolvido o link acessaescola”. Biazoto explica: “Não é São Paulo por São Paulo, e sim a história de São Paulo nas distintas articulações da construção da independência e da democracia. Quem quiser pesquisar sobre Teodoro Sampaio, por exemplo, descobrirá coisas interessantes a respeito do engenheiro baiano que viveu e trabalhou em São Paulo, participou da criação da Escola Politécnica e do Instituto Histórico e Geográfico, um dos responsáveis pelo saneamento do Estado e pela exploração dos rios Itapetininga e Paranapanema. Uma surpresa para quem só associa o nome de Teodoro à rua famosa de São Paulo”.
Parcerias editoriais – Para Villa, essa é a vitrine de um projeto bem mais amplo do governo do Estado, surgido no ano passado, a partir da constatação de que São Paulo carece de um espaço para resgatar, abrigar e garantir o acesso a conjuntos documentais relevantes da história paulista. “Preservar documentos não é um fim em si, mas sem isso não há acesso à informação possível. Eis porque o projeto visa à preservação do patrimônio documental de aspectos específicos da história paulista”. Daí surgiu o Centro Paulista de Documentação (SPDOC), com a finalidade de produzir, organizar, pesquisar, publicar e divulgar documentos referentes à memória e à história de São Paulo. Ele é inspirado no Centro de Documentação da Fundação Getúlio Var
http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=98621&siteID=1
Agência Imprensa Oficial
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|