Planeta orbita estrela como o Sol |
|
|
O Estado de São Paulo - 16.09.08 |
Planeta orbita estrela como o Sol
É a 1.ª vez que se fotografa corpo com essa característica
Carlos Orsi
Cientistas da Universidade de Toronto (Canadá) apresentaram ontem a primeira fotografia já feita de um planeta girando em torno de uma estrela semelhante ao Sol. Ele é bem diferente da Terra: tem oito vezes a massa de Júpiter e temperatura estimada em 1.500°C. A fotografia foi feita com o Telescópio Gemini Norte, montado no vulcão Mauna Kea, no Havaí.
Essa temperatura e outras características convenceram os autores da descoberta de que não estavam olhando para uma segunda estrela, e sim para um objeto jovem, com cerca de 5 milhões de anos.
Até agora, os únicos planetas fora do Sistema Solar já fotografados eram corpos errantes, que não estão presos a nenhuma estrela, ou que orbitam estrelas anãs marrons. A maioria dos mais de 300 planetas já descobertos foi encontrada por meio da influência gravitacional que exercem em suas estrelas.
De acordo com o principal autor da descoberta, David Lafrenière, serão necessários dois anos de observação para confirmar que o objeto fotografado está realmente preso à gravidade da estrela.
Segundo outro dos autores da descoberta, Marten van Kerkwijk, a equipe visou especificamente estrelas jovens. "Assim, qualquer objeto de massa planetária na vizinhança não teria tido tempo de esfriar e ainda estaria relativamente brilhante", explica. "Esse é um dos motivos que nos permitiram vê-lo."
Kerkwijk diz que a mesma técnica poderia ser usada para detectar um jovem planeta Terra. "Já há pessoas pensando em usar esse truque", disse. "Com 5 milhões de anos, a Terra ainda estaria derretida e poderia ser tão quente quanto o planeta que descobrimos."
A maior dificuldade na caçada a uma jovem Terra com temperatura de 1.500°C é que um planeta assim teria cerca de um milésimo do brilho do recém-descoberto, porque seria muito menor. O planeta também teria de estar suficientemente distante da estrela para não ser ofuscado.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080916/not_imp242419,0.php
O Estado de São Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|