> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Réplica do maior dinossauro brasileiro


Folha de S.Paulo - 25.09.08

Cariocas e argentinos revelam réplica do maior dinossauro brasileiro

da Folha de S.Paulo

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Nacional do Comahue, na Argentina, apresentaram ontem no Rio a reconstituição do esqueleto do maior dinossauro que já habitou o país.


Uberabatitan era um titanossauro, tipo de herbívoro pescoçudo comum na América do Sul, dotado de placas ósseas no dorso
O Uberabatitan ribeiroi, de 70 milhões de anos, tinha 15 metros de comprimento e habitou a região onde hoje é o Triângulo Mineiro.

A nova espécie foi descrita pelos paleontólogos Leonardo Salgado, da Universidade Nacional do Comahue (Argentina), e Ismar de Souza Carvalho, da URFJ, na última edição do periódico científico "Palaeontology".

O Uberabatitan era um titanossauro, tipo de herbívoro pescoçudo comum na América do Sul, dotado de placas ósseas no dorso. A região que compreende Uberaba e parte do noroeste de São Paulo, a chamada bacia Bauru, é a maior "mina" de titanossauros do país: pelo menos cinco outras espécies já foram achadas por ali.

O U. ribeiroi é também um dos dinossauros mais completos achados no país: ao todo, 198 ossos foram desenterrados, pertencendo a três indivíduos. A réplica exibida ontem foi montada com base na média de tamanho entre os três dinossauros. Para os cientistas, o número alto de fósseis pode refletir mortalidade em massa de animais, causada por secas periódicas na região, que era semi-árida naquela época.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u448720.shtml

Folha de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader