> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
País tem mais mulheres por causa da violência


globo.com - 25.09.08

País tem mais mulheres por causa da violência contra homens

Expectativa de vida é maior para as mulheres, segundo o IBGE.

Pesquisa aponta que elas vivem sete anos a mais que os homens.

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

A pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisou as condições de vida dos brasileiros em 2007. A expectativa de vida subiu para todos, mas as mulheres vivem, em média, sete anos mais do que os homens.

O Brasil tem, em média, 95 homens para cada 100 mulheres. Mas não era pra ser assim. Nascem mais meninos do que meninas no país. Eles são, pelo menos, 5% a mais do que elas nas maternidades. A situação começa a se inverter a partir da adolescência.

Nas ruas, é uma antiga constatação. “Acho que tem mais mulher”, disse um rapaz. “É notável assim nas ruas que a concentração de mulheres é muito maior”, acredita uma jovem.

Segundo a pesquisa do IBGE, uma das explicações é que as mulheres vivem mais, porque são mais resistentes às doenças. Mas o principal motivo de elas serem maioria é que os homens são as maiores vítimas da violência, sobretudo na juventude.

O estudo mostra que os jovens do sexo masculino estão quatro vezes mais expostos a situações violentas no trânsito, no envolvimento com drogas ou em homicídios.

O Recife é a capital com o maior número de assassinatos. São 90 vítimas a cada 100.000 habitantes e também tem a menor proporção entre homens e mulheres no país. Logo depois, vem a Região Metropolitana do Rio de Janeiro. São 88,5 mulheres para cada 100 homens.

A dona-de-casa carioca Regina Célia Maia perdeu o filho de 25 anos assassinado. Ele era o único homem entre quatro filhos.

Gláucio Soares, pesquisador de violência urbana da Fundação Getúlio Vargas (FGV), diz que em cada dez homicídios no Brasil nove são de homens. Segundo ele, a maioria das vítimas é formada por jovens pobres, solteiros, sem religião e que cresceram longe do pai.

“Essas explicações têm a ver com uma teoria da exposição, de hábitos do cotidiano que aumentam ou diminuem o risco de matar ou morrer. A violência contra os homens agora é responsável pela solidão das mulheres, 40 anos depois”, avalia o pesquisador Gláucio Soares.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL773144-5598,00.html

globo.com

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader