> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Unicamp oferece 480 vagas em 8 novos campus


Governo do Estado de São Paulo - 01.10.08

Unicamp oferece 480 vagas em 8 novos campus
Quarta-feira, 01 de Outubro de 2008 às 08h27
A Faculdade de Ciências Aplicadas, localizada no novo campus da Unicamp em Limeira, oferecerá 480 vagas já a partir de 2009. São eles: Gestão de Políticas Públicas, Gestão de Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas, Ciências do Esporte, Nutrição, Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura, sendo os quatro últimos em período integral e os quatro primeiros, noturnos.

Os cursos não repetem as carreiras já oferecidas pela Unicamp e terão 60 vagas cada um. Alguns desses cursos, como gestão de agronegócio, gestão de comércio internacional e engenharia de manufatura, são inéditos no país com a configuração acadêmica dada pela Unicamp. As 480 vagas iniciais serão distribuídas eqüitativamente nos períodos diurno e noturno. Para abrigar os oito novos cursos, a Unicamp já realizou 10 mil metros quadrados de obras físicas no novo campus, incluindo salas de aula, anfiteatros, laboratório de informática e as primeiras instalações para biblioteca, administração e salas de professores.

Novos cursos

Ciências do Esporte

O curso situa-se no domínio do esporte, no sentido abrangente e plural, preponderantemente orientado para o desenvolvimento e aperfeiçoamento corporal das pessoas. Os estudantes devem entender o esporte também enquanto prática com diferenciação de acentuações e intencionalidades nos domínios da Educação e formação institucionais, do rendimento esportivo, da recreação e do lazer, das políticas públicas, da reeducação, adaptação e reabilitação.

Sendo o estudante um futuro profissional da área da saúde, o curso foi estruturado de maneira que ele possa, dentre outras coisas: atuar de forma integrada e compartilhada na promoção, prevenção e recuperação da saúde no nível individual e coletivo; realizar procedimentos específicos dentro de seu âmbito profissional; atender às pessoas e à comunidade de forma integral, criando vínculos, identificando os riscos mais comuns e atuando na promoção da saúde; adequar criticamente sua vida profissional aos contextos social, político e histórico vigentes, promovendo a defesa da individualidade e respeitando os princípios de cidadania, com a perspectiva transformadora de redução das desigualdades.

O estudante formado em Ciências do Esporte pela Unicamp estará apto a atuar no ensino, assessoria, planejamento, gestão, execução e avaliação de programas e projetos de educação física voltados para diferentes grupos sociais. Poderá também atuar na área da pesquisa científica, com investigações e estudos referentes às variadas temáticas relacionadas ao esporte e à atividade física, considerando as diferentes abordagens e possibilidades da sociedade atual. Sua atuação no mercado de trabalho tem como finalidade principal a formação de técnicos superiores em desporto,com competência para exercer atividades em autarquias, clubes desportivos, academias, empresas promotoras de atividades desportivas e de gestão desportiva.

Engenharia de Manufatura

A estrutura do curso de Engenharia de Manufatura da Unicamp, inédito no Brasil, é alicerçada em disciplinas básicas e fundamentais. A palavra manufatura significa fabricar bens. Os engenheiros de manufatura dirigem e coordenam os processos de fabricação do início ao fim. O engenheiro de manufatura se dedica ao planejamento, projeto e gerência de sistemas organizacionais que envolvem pessoas, materiais, tecnologias, recursos financeiros e o ambiente. Este profissional é mais envolvido com as técnicas de fabricação, desde o planejamento à embalagem do produto acabado.

É um especialista em campos específicos da engenharia de fabricação, que é responsável pela identificação dos problemas e das suas soluções mais adequadas. O engenheiro de manufatura é um importante vetor da geração, implementação e difusão de inovações tecnológicas. Estes profissionais trabalham com as mais variadas ferramentas, como robôs, controladores programáveis e numéricos, desenvolvendo sistemas e realizando a sintonia fina de instalaçõe

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=99211&c=6&siteID=1

Unicamp

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader