São Paulo recebe temporada de música erudita

Folha Online - 03.10.08

São Paulo recebe temporada de música erudita a partir desta sexta

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

da Folha Online

A música erudita em São Paulo (SP) está em um bom momento, a oferta é bastante generosa e diversificada. O Guia da Folha Online selecionou as melhores apresentações a partir desta sexta ) que acontecem na capital paulista. As opções vão do regente alemão Helmuth Rilling, com um réquiem de Brahms à pianista Ai Yazaki, com composições que mesclam elementos musicais do oriente com uma série de sonoridades diferentes. Confira:

Helmuth Rilling

Regente alemão Helmuth Rilling apresenta réquiem de Brahms, na Sala São Paulo, em SP
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) apresenta nesta sexta e sábado (3 e 4/10), na Sala São Paulo, a obra "Um réquiem Alemão Op. 45", de Johannes Brahms (1933-1897). A regência será do alemão Helmuth Rilling, acompanhado da soprano londrina Sylvia Schwartz, do barítono alemão Michael Nagy e do Coro da Osesp, regidos pela maestrina Naomi Mukanata.

A obra que será apresentada é uma das mais extensas de Brahms, com sete movimentos. Sua temática aborda a dor e a angústia pela morte de entes próximos. Talvez um desabafo devido ao falecimento de seu mentor e de sua própria mãe, Christiane Brahms. Composta entre 1861 e 1868, ela tem cerca de 75 minutos de duração.

Informe-se sobre o evento

Ai Yazaki Quarteto

Ai Yazaki e quarteto se apresentam nesta sexta-feira (3), no CCSP, na capital paulista
O quarteto liderado pela pianista japonesa radicada no Brasil, Ai Yazaki, se apresenta nesta sexta-feira (3), às 12h30, no CCSP (Centro Cultural São Paulo), na região central da capital paulista. O grupo mescla suas composições e arranjos a elementos musicais do oriente com sonoridade do jazz americano, e da música popular e erudita brasileira.

O repertório do dia contará com sete músicas, todas composições de Ai Yazaki: "Arvoredo", "Barbatana", "Chorinho para Ela", "Bill", "Naquela Rua", "Em Setembro" e "Mitino Mukou".

Informe-se sobre o evento

Daniel Taylor

Daniel Taylor se apresenta neste sábado (4), na capital paulista
Considerado um expressivo contratenor da atualidade, o canadense Daniel Taylor se apresenta com o grupo The Theatre of Early Music neste sábado (4), às 21h, no Teatro Arthur Rubinstein, na região oeste da capital paulista.

O repertório do espetáculo traz canções de compositores anônimos dos séculos 15 e 16, e de John Dowland, além de algumas árias de opéras de Haendel, como "Welcome as the Dawn of Day" e "On This Unhappy Day".

Teatro Arthur Rubinstein - A Hebraica - r. Hungria, 1.000, Pinheiros, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/ 3818-8888. Sab. (4/10): 21h. Ingr.: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (sócios e meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.

Duo Baldini

O Duo Baldini - formado por Emmanuele e Lorenzo Baldini - se apresenta nesta terça (7), às 14h, na semana da música da Faculdade Santa Marcelina, localizada na região oeste da capital paulista.

Spalla da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Emmanuele tem sólida carreira como solista e camerista, assim como seu pai, Lorenzo. O dueto é reconhecido internacionalmente e já se apresentou nas principais cidades européias, na América do Sul e Austrália.

Além da apresentação, os músicos conversarão a respeito de suas carreiras e farão "master classes" com solistas e grupos de câmara inscritos para o evento.

Faculdade Santa Marcelina - sala Laura Abrahão - r. Dr. Emílio Ribas, 89, Perdizes, região oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3824-5800. Livre. Grátis.

Folha Online