Projeto Guri amplia atuação

Governo do Estado de São Paulo - 07.10.08

Projeto Guri amplia atuação com novos pólos e parcerias
Terça-feira, 07 de Outubro de 2008 às 08h10
O Projeto Guri divulgou seu relatório anual de atividades realizadas em 2007 com números animadores. Foram inaugurados 13 novos pólos (dois em unidades da Fundação Casa), 342 novas vagas foram abertas e seus alunos foram convidados para participar de 2,85 mil eventos. Presente em 301 municípios paulistas e também na cidade de Maringá (PR), o projeto que tem como missão a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino coletivo de música indica que os resultados de 2008 serão ainda melhores. Aulas-espetáculo, curso de musicalização, criação de pólos regionais, ampliação do atendimento por meio de rede de parcerias com serviços públicos estão entre as ações desenvolvidas neste ano para a ampliação do atendimento social e pedagógico dos alunos.

A primeira delas é a criação dos pólos regionais. Estabelecidos em cidades consideradas estratégicas, funcionam como pólos-pilotos, nos quais são testadas as metodologias nas áreas social e educacional que serão postas em prática nos outros pólos. Contam com equipe multidisciplinar, formada por gestores e supervisores de desenvolvimento social, responsável não só por aquele pólo, mas também por todos os outros já existentes naquela região. A idéia é que a regionalização permita o aperfeiçoamento da gestão, aprimorando ações antes centralizadas na sede do projeto, na capital.

Cada pólo oferecerá aproximadamente 500 vagas em diversos cursos de instrumentos musicais, teoria e canto coral. Os alunos participarão de três aulas semanais de instrumentos, em vez das duas atuais. Haverá cursos de novos instrumentos, como acordeom e bandolim, além de teoria musical, formação de bandas populares, bem como atividades para portadores de necessidades especiais.

Até dezembro, quatro novos pólos regionais serão abertos, somando-se ao recém-inaugurado em São José do Rio Preto: São Carlos, Jundiaí, Presidente Prudente e São Paulo. Em 2009, outras oito cidades sediarão pólos-pilotos: Araçatuba, Bauru, Sorocaba, Itapeva, Marília, São José dos Campos, Santos e Ribeirão Preto.

Capacitação e iniciação musical – Na parte educacional, duas novidades: a divisão dos alunos por faixa de idade e o curso de musicalização. Os alunos passarão a ser classificados em duas faixas etárias principais e haverá também a divisão do ensino por instrumentos. “Trabalharemos com o que chamamos de ensino homogêneo, ou seja, aulas de saxofone terão só saxofones, aulas de violino, só violinos”, explica Alessandra Costa, diretora executiva do Projeto Guri.

Atualmente, o ensino é heterogêneo, com aulas que misturam, por exemplo, cordas agudas (violino e viola) com as cordas graves, que são violoncelo e contrabaixo. A prática em conjunto, marca do projeto, permanece. Os alunos estudam especificamente um instrumento em grupo e depois se reúnem para a execução com todos os outros instrumentos.

O curso de iniciação musical, direcionado a crianças de sete e oito anos, oferecerá um primeiro contato com o universo musical, antes de o aluno iniciar seus estudos. Iniciarão com a flauta doce e instrumentos de percussão para só depois partirem para o aprendizado de instrumentos com técnicas mais complexas.

A capacitação dos colaboradores do Projeto Guri é outro foco de atenção neste ano. “Como o projeto tem uma capilaridade muito grande e abrange o Estado inteiro, trabalhamos neste ano com um formato misto, com uma parte presencial e outra a distância, o que tem funcionado muito bem”, explica Alessandra. Os guris também se beneficiam da educação à distância. Por meio de monitoramento on-line, professores atuam como mediadores, acompanhando-os diariamente, resolvendo suas dúvidas e participando de fóruns coletivos e individuais. De acordo com Alessandra, esse método permite uma assistência personalizada, já que cada aluno é atendido individualmente e por escrito.

Educação para o convívio – Uma das características importantes do Projeto Guri é que, embora sua atuação se concentre em regiões de b

Agência Imprensa Oficial