> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Quase 70 mil professores aprendem informática


Governo do Estado de São Paulo 24-10-08

Quase 70 mil professores aprendem informática

A Secretaria de Estado da Educação e a Intel Corporation fecharam parceria para oferecer cursos de informática a quase 70 mil professores da rede estadual de ensino. Chamada de Formação em Tecnologia para Professores, a iniciativa começará neste mês.

Inicialmente, 91 professores-coordenadores (um para cada Diretoria de Ensino) serão capacitados. Em seguida, cada um desses deverá repassar os conhecimentos a 48 professores, totalizando 4.368 profissionais. Mais uma vez esses educadores qualificados terão obrigação de habilitar outros 16, atingindo o número de 69.888 mestres capacitados.

Para obter o certificado de conclusão, cada professor ou professor-coordenador deverá completar os cursos com 80% de freqüência, preencher as avaliações e receber um parecer satisfatório de aproveitamento, além de participar da missão de repassar os conhecimentos. A secretaria pretende atingir o maior número possível de professores. A expectativa é que os cerca de 70 mil educadores sejam capacitados até o fim de 2009.

Sem gastos – A secretaria não terá qualquer gasto com o programa, o mesmo ocorrendo com os professores.

No final do curso, o participante deverá apresentar portfolio sobre uso da tecnologia em sala de aula. As atividades propostas durante o aprendizado, bem como os projetos que surgirão ao longo da capacitação, poderão ser aplicados na escola em que o participante leciona.

Serão dois tipos de cursos: Fundamentos Básicos – que visa à inclusão digital – e Essencial – direcionado àqueles que já possuem conhecimentos em informática e pretendem aprimorar-se.

Fundamentos Básicos

Terá duração de 32 horas, das quais 24 horas serão presenciais e as demais, desenvolvidas por meio de atividades on-line. Será dividido em 12 módulos, voltados para a iniciação de técnicas digitais e para o uso educacional da tecnologia da informação.

Essencial

Esse segundo curso será de 40 horas: oito horas presenciais e as demais on-line. Será dividido em oito módulos sobre a melhoria no processo de ensino e aprendizagem digital, com uso de ferramentas de comunicação.

SERVIÇO
Professores interessados no Programa de Formação em Tecnologia para Professores devem procurar sua Diretoria de Ensino para efetuar a inscrição

Da Secretaria da Educação

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=99909&siteID=1

Secretaria da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader