> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Educação: Programa Cultura é Currículo


Governo do Estado de São Paulo 05-11-08

Estudantes participam do Programa Cultura é Currículo

Os alunos da EE Maestro Callia, do Jardim IV Centenário, passaram uma tarde divertida na última sexta-feira. Estudantes de uma das chamadas escolas de tempo integral (ETIs), as 120 crianças de 1a a 3a série puderam, no período dedicado a oficinas e atividades diversificadas, assistir ao espetáculo de dança Coreológicas V, da Companhia Caleidos, apresentado no Teatro Itália. Por meio da integração com a platéia, os atores-dançarinos propõem ao público a experiência e o conhecimento dos elementos que compõem a linguagem da dança. No final da exibição, a platéia esvaziou-se e todos os alunos subiram ao palco para também dançar. Nem a professora de Educação Física, Carmem Carnielli Ico, resistiu. “Maravilhoso, uma aula de alongamento, ginástica localizada, foi ótima para as crianças”!

De acordo com a diretora do espetáculo, Isabel Marques, o Coreológicas V não é uma atração infantil, embora inclua esse público. De fato, é possível observar na coreografia alusões a algumas brincadeiras infantis, como amarelinha, estátua, dança das cadeiras, etc. À medida que um dançarino toca outro contagia este com sua dança e ambos começam a se movimentar. Ao serem tocados por um terceiro dançarino, são convidados a parar imediatamente. E quando a música muda de ritmo, todos voltam aos seus lugares. “É um espetáculo para todos os corpos e idades, que as crianças costumam adorar”, avalia Isabel .Subsídio para aula – O passeio fez parte do Projeto Escola em Cena, que integra o Programa Cultura é Currículo, desenvolvido pela Secretaria Estadual da Educação com o objetivo de diversificar e estimular o aprendizado, por meio do acesso de professores e alunos da rede pública a produções culturais e artísticas. O Escola em Cena, resultado de parceria entre as secretarias estaduais de Educação e Cultura, leva alunos e professores do ensino médio e das ETIs a produções teatrais e de dança.

“O espetáculo de hoje servirá como apoio para minhas aulas, porque trabalho muito com dança, especialmente a folclórica. Dou a aula e depois aplico texto explicando a origem da atividade”, informa a professora Carmem. Ela ressalta a importância de trabalhar conjuntamente todas as disciplinas para o total aproveitamento do aluno. “A Educação Física, por exemplo, se você pensar bem, abrange várias disciplinas: se vamos para a quadra, dou aquecimento, ensino a medir a pulsação, é Ciência. Se forneço a metragem da quadra e as regras do jogo, é Matemática. Quando explico a origem do futebol, é História, e assim por diante”.

A diretora da Maestro Callia, Emília José da Silva, acredita que a atividade poderá ser aproveitada em várias disciplinas e destaca o valor da experiência para os alunos, especialmente para aqueles que nunca foram ao teatro. “A tarde é o período em que na escola eles participam das oficinas (de leitura, informática, inglês, etc.) e isso é uma grande novidade. Muitos nunca nem andaram de ônibus”, completa.Diversão e aprendizado – Angélica de Souza, seis anos, estudante da 1a série, nunca tinha ido ao teatro e estava ansiosa pelo início do espetáculo. “Acho que vou assistir a uma dança de balé, com bailarinas vestidas de cor-de-rosa”. Quando entrou na sala, não conteve a admiração ao observar o colorido do cenário e dos figurinos: “Nossa, que lindo”! No final, arfando de tanto dançar, deu seu parecer: “Amei dançar com elas e aprendi muito”. Sua colega, Jaqueline Novais, sete anos, disse que já havia ido ao teatro uma vez, mas não imaginou que agora faria parte do espetáculo: “Adorei”.

Porém, não foram somente as meninas que aproveitaram o momento de descontração. Wallace dos Santos e Vinícius de Souza, ambos de nove anos, foram dois dos primeiros a subir ao palco e Wesley Becari, de sete, disse que nem sentiu vergonha: “Ah, dançar junto com todo mundo é muito legal”!

Além do Escola em Cena, o Programa Cultura é Currículo é composto também pelos projetos Lugares de Aprender: a Escola sai da Escola – em que os estudantes são levados a museus, centros e institutos de arte e cultu

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=100251&siteID=1

Governo do Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader