> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Inscrições para exame supletivo em SP até 6ª feira


Governo do Estado de São Paulo 11-11-08

Inscrições para exame supletivo em SP entram na última semana

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) em São Paulo entram na reta final. A Secretaria da Educação encerra na sexta-feira, 14, as inscrições para este tipo de exame supletivo no Estado. É uma importante oportunidade para jovens e adultos concluírem o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Até o momento cerca de 200 mil pessoas do Estado já se inscreveram.

Qualquer pessoa que ainda não concluiu os estudos pode se inscrever: a partir de 15 anos (completos até 13 de dezembro) para a prova do Fundamental e a partir de 18 anos (completos até 13 de dezembro) para a do Médio. Alunos já matriculados em Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem participar.

O Encceja é um programa que avalia a capacidade de jovens e adultos que se atrasaram na vida escolar. Será aplicado em 13 e 14 de dezembro. Passa a ser aplicado em São Paulo, pela primeira vez, após parceria entre a Secretaria e o governo federal. É semelhante ao exame supletivo, realizado pela Secretaria em março deste ano para cerca de 105 mil pessoas (254 mil se inscreveram). Ou seja, pela primeira vez a população terá duas oportunidades no ano para receber certificados de conclusão de ensino.

Para participar será preciso se inscrever gratuitamente pelo site www.educacao.sp.gov.br - link cesu-exames: encceja/2008. Após a inscrição on-line o candidato receberá via correio o cartão de confirmação da inscrição, contendo as informações sobre local, data e horário da aplicação dos exames.

O conteúdo programático das avaliações de cada disciplina está disponível para os candidatos no site da Secretaria da Educação.

"Decidimos promover mais uma oportunidade para aqueles que estão em busca de uma certificação escolar. É um importante passo na vida de quem pretende galgar melhores oportunidades até mesmo no mercado de trabalho", afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Como será a avaliação

Ensino Fundamental: Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, matemática, história, geografia e ciências naturais

Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física), matemática e suas tecnologias, ciências humanas, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia.

Da Secretaria da Educação

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=100417&siteID=1

Secretaria da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader