> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Virada divertida


O Estado de São Paulo - 14.11.08

Virada divertida

Deixe o futebol, o vôlei e a corrida para o resto do ano. O melhor da Virada Esportiva são as atrações que parecem quase brincadeiras

Luís Souza e Thais Caramico

Durante as mais de 24 horas de programação da Virada Esportiva, da manhã de sábado (15) até a tarde de domingo, quase 700 atrações grátis (todas relacionadas a esportes) estarão espalhadas por 383 pontos da cidade. O número que mais impressiona a equipe do Guia, porém, não é nenhum destes, mas 54 - a quantidade de vezes que o modelo da capa pulou de barriga na piscina do Pacaembu. Como ele, ficarão com o abdome vermelho os ‘atletas’ que participarem do campeonato de barrigadas e bombas que vai acontecer ali. (Quanto mais vermelho, mais chance de ganhar.) Não é uma atração fora de contexto na programação: além dos esportes tradicionais, há várias outras que só são divertidas - e às vezes um tanto patetas. Tudo o que lembrasse uma “brincadeira de quintal” foi considerado para o evento, diz Walter Feldman, secretário municipal de Esportes. Selecionamos dez destas atividades que você não deveria perder - nem que seja da arquibancada. Para o melhor dos esportes tradicionais, vá à página 13. A programação completa da Virada está no portal do Estado na internet.

Ai, minha barriga...

No campeonato de bombas, ganha quem espalhar mais água e caprichar no grito de guerra. Nas barrigadas, valem as mesmas regras, mas conta sair da piscina com a barriga vermelha. “Os barrigudos levam vantagem”, diz Arthur Silveira Soares, da Equipe de Esportes Radicais e Alternativos da Secretaria Municipal de Esportes (SME). Além da brincadeira, o Acqua Point, na piscina do Pacaembu, terá outras atividades aquáticas. Dica: se você tem medo do ridículo, opte pelas aulas de surfe e mergulho - mas esteja na arquibancada na hora das bombas.

ACQUA POINT
Piscina do Pacaembu. Rua Capivari, s/nº, portão 23, Pacaembu, 3661-9111. Dom. (16), 9h/13h.

Pique-bandeira

O Flag Football é uma versão do futebol americano, mas não espere ver um bando de trogloditas tentando esmagar os adversários. Nesta modalidade, o contato físico é limitado. Quem está com a bola não pode ser derrubado e o oponente deve arrancar as faixas (flags) que o adversário leva na cintura. A Virada é uma chance para você conhecer o esporte, assistir aos jogos ou fazer aulas. Veja a foto aí ao lado: não parece brincadeira de pique? Dica: ainda está com medo? Então aprenda a fazer pompons na oficina de animadoras de torcida.

FLAG FOOTBALL
Estádio Icaro de Castro Mello. R. Manoel da Nóbrega, 1361, Ibirapuera, 3887-3500. Programação: www.futebolamericano.com.br.

No escuro

Modalidades inéditas como o ‘futetrônico’ e o ‘streettronicball’ estão na Balada Esportiva, no Rollerbrothers. Ao som de música eletrônica, os visitantes jogam futebol e basquete no escuro. Ali, só a bola, os uniformes e as marcações de néon brilham sob a luz negra. Dica: finja que é bom e até invente um passe arrojado - se errar, ninguém vai ver mesmo.

BALADA ESPORTIVA
R. Eng. Mesquita Sampaio, 807, Chác. Santo Antônio, 5181-3288.
Sáb.(15), 14h. Até dom.(16), 14h.

O boneco é você

No Sambódromo, a Arena da Juventude Radical abriga o maior número de atrações divertidas, além de ter um espaço para a prática de skate, bungee jump, tirolesa, arvorismo, frescobol, futevôlei e outras modalidades. Uma quadra inflável é dedicada ao Pebolim Humano. As regras são iguais às do jogo de mesa. A diferença é que, em vez de manipular os bonecos, você é o jogador. Com 22 pessoas em campo, os braços são presos por velcro a uma barra. Tudo o que você precisa fazer é combinar com o time para qual lado seguir.
Dica: pague menos mico como goleiro. Ali, sozinho, você está quase livre.

Só uma cambalhota

Lembra das ‘Olimpíadas do Faustão’? Se elas ainda existissem, o Zorbit Ball seria certamente uma das modalidades da brincadeira televisiva. É o jogo ideal para quem sempre teve vontade de descer uma ladeira rolando. Basta entrar na bola gigante de plástico, prender braços e pernas e se deixar levar. E fique tranqüilo - a

http://txt.estado.com.br/suplementos/guia/2008/11/14/guia-1.93.17.20081114.2.1.xml

O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader