Conferência busca saída sustentável para Amazônia

terra.com.br - 17.11.08

Conferência busca saída sustentável para Amazônia

P. Carvalho

A Conferência Científica Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável,que começa hoje e termina no dia 20, em Manaus, vai apresentar estudos inéditos nas áreas de monitoramento da biodiversidade, do clima, do uso e cobertura da terra e descobertas de novas espécies de peixes, aranhas, cobras, entre outros. Entre os trabalhos mais importantes estão o que relaciona a formação de nuvens na região e a ocorrência de chuvas no Sul/Sudeste, o que mostra como a radiação solar para a fotossíntese das plantas pode ser reduzida em até 60%, em algumas áreas, por causa da fumaça das queimadas e a comprovação de que os sistemas aquáticos da Amazônia emitem grandes quantidades do CO2, influenciando o ciclo regional do carbono.

Organizada por instituições como Inpa e Museu Goeldi, a conferência deve reunir mais de mil participantes, entre cientistas e estudantes. De acordo com Adalberto Val, diretor do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), o evento vai contar com inúmeros cientistas, que vão apresentar estudos sobre diversidade biológica e discutir propostas que possibilitem a inclusão social e respostas positivas para os efeitos das mudanças climáticas e o monitoramento da floresta.

Com foco na avaliação dos diferentes cenários de alteração ambiental provocados pelo desmatamento e pelo aquecimento global, os trabalhos foram realizados por grupos de pesquisa dos três mais importantes projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia: O Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), a Rede Temática em Modelagem Ambiental da Amazônia (Geoma) e o Programa de Pesquisa e Biodiversidade (PPBio).

DiárioNet

terra.com.br