SP poderá ter novo padrão para qualidade do ar |
|
|
terra.com.br - 17.11.08 |
SP poderá ter novo padrão para qualidade do ar
P. Carvalho
Seminário vai discutir o estabelecimento de novos padrões para a qualidade do ar em São Paulo. Os padrões paulista e brasileiro adotados em 1976 e em 1990, respectivamente, têm como base os valores fixados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e estão, portanto, defasados. O seminário internacional Políticas Públicas e Padrões de Qualidade do Ar na Macrometrópole Paulista será realizado hoje e amanhã no auditório Frederico Ruschi, na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Durante o evento, técnicos vão avaliar medidas de controle e de verificação da poluição atmosférica, com destaque para a área denominada macrometrópole paulista, que abriga 27 milhões de pessoas. O seminário terá seis eixos.
O primeiro, A qualidade do ar na macrometrópole paulista: cenários ambientais e de saúde pública, será coordenado pelo médico Nelson Gouveia, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Padrões de qualidade do ar na Europa e nos Estados Unidos será dirigido por Luiz Sérgio Ozório Valentim, da Secretaria Estadual de Saúde. Carlos Alberto Bocuhy, do Conselho Estadual do Meio Ambiente, vai coordenar Qualidade do ar na Europa e Estados Unidos. Já Políticas públicas para redução da poluição atmosférica ficará com Carlos Komatsu, gerente do Departamento de Tecnologia do Ar da Cetesb, Gerenciamento da Qualidade do ar, com Maria Helena Martins, gerente da Divisão de Tecnologia de Avaliação da Qualidade do Ar da Cetesb, e Desafios para a gestão da qualidade do ar ficará com Germano Seara Filho, secretário-executivo do Consema. Participarão especialistas da United States Environmental Protection Agency, da Joint Research Centre, ligado à União Européia.
DiárioNet
http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/interna/0,,OI3304003-EI10432,00.html
terra.com.br
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|