Feriado do Dia da Consciência Negra

globo.com.br - 19.11.08

Mais de 300 cidades adotam feriado no Dia da Consciência Negra

Feriado não é nacional e será facultativo em alguns municípios.

Data marca assassinato de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares.

Do G1, em São Paulo

Mais de 300 cidades vão adotar, na próxima quinta-feira (20), o feriado do Dia da Consciência Negra. O feriado não é nacional e será facultativo em algumas cidades. De acordo com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão da Presidência da República, a data do feriado foi escolhida porque em 20 de novembro de 1695 aconteceu o assassinato de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares.

A lista de cidades que irão aderir ao feriado, divulgada pela Seppir, conta com 350 cidades, mas com imprecisões. De acordo com a própria secretaria, as informações são dispersas e o feriado é definido por cada município.

Comemorações

Para marcar o Dia da Consciência Negra, a Seppir vai promover, a partir das 14h de quinta-feira, uma atividade cultural na Praça XV, no Rio de Janeiro. O evento contará com a instalação de um monumento em homenagem a João Cândido, o “Almirante Negro”, que liderou a Revolta da Chibata de 1910.

Ainda com o apoio da Seppir, outras comemorações serão realizadas pelo país. Em São Paulo, uma Marcha da Consciência Negra caminha pela Avenida Paulista. Em Salvador acontece a XXIX Marcha Zumbi dos Palmares. A caminhada tem saída às 15h da Praça do Campo Grande em direção à Praça Municipal.

Florianópolis vai comemorar o Dia da Consciência Negra com uma série de atividades no Largo da Alfândega, no Centro. Em Belo Horizonte, a Fundação Municipal de Cultura terá uma programação especial, que segue até 26 de novembro, com espetáculos, exibições de vídeos, exposições e palestras.

globo.com.br