> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Lua de Saturno tem colunas de vapor d\'água


g1.globo.com - 26.11.08

Lua de Saturno tem colunas de vapor d\'água e gases, diz pesquisa

Da EFE

Londres, 26 nov (EFE).- Na superfície de Enceladus, uma lua de Saturno, existem colunas de vapor d\'água nas quais são produzidos jatos de gases de alta densidade, segundo uma pesquisa publicada hoje na revista científica britânica \"Nature\".



Os pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos) chegaram a esta conclusão após analisar as imagens captadas pela sonda Cassini (projeto conjunto da Nasa e da Agência Espacial Européia) em sua passagem por Enceladus.



Quando a sonda Cassini voou próxima à Enceladus, em 2005, captou uma coluna de vapor de água escapando por rachaduras próximas a seu pólo sul.



A equipe, liderada por Candice Hansen, detectou quatro jatos de gás de alta densidade que se destacavam no meio da coluna de vapor d\'água. A posição deles coincidia com outros de pó captados anteriormente.



Os pesquisadores sugerem que a fonte desta coluna de vapor seja água líquida com gás acelerado à velocidade supersônica em canais que atuam como a boca de uma mangueira. EFE


http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL879577-6174,00.html

EFE

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader