> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Vacinação contra rubéola termina no dia 12 em SP


Folha Online - 02.12.08

Vacinação contra rubéola termina no dia 12 em SP


colaboração para a Folha Online

A campanha de vacinação contra a rubéola prossegue até o dia 12 deste mês em São Paulo. A medida foi tomada porque muitas cidades do Estado não cumpriram a meta de vacinação --que é de 95% em mulheres e homens entre 20 e 39 anos.

De acordo com o último balanço divulgado pelo CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, 13 milhões de pessoas já foram imunizadas em São Paulo. A vacina está disponível em todas as UBS (unidades básicas de saúde) do Estado.

No Estado, cerca de 500 mil pessoas ainda não tomaram a vacina contra a rubéola. Dos 645 municípios paulistas, 279 não atingiram a meta de imunizar 95% dos homens e mulheres nesta faixa etária.

Segundo balanço do CVE, em 2007 foram registrados no Estado de São Paulo 1.659 casos de rubéola, dos quais 1.122 (68%) em homens. Foi o número mais alto da doença desde 2000, quando 2.566 paulistas contraíram a doença. Em 2006 foram 66 casos. Neste ano, 696 pessoas já contraíram a rubéola.

Sintomas da doença

A rubéola é caracterizada por febre baixa, manchas no corpo, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse.

Normalmente, é uma doença infecciosa benigna, mas que é perigosa quando ocorre durante a gestação --há o risco de Síndrome da Rubéola Congênita, que pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar abortamento espontâneo e morte fetal.

Há também a possibilidade de desenvolver malformações congênitas como surdez, glaucoma, catarata e diabetes.

A vacina contra a rubéola não é indicada para pessoas em tratamento de câncer e Aids e mulheres grávidas. As gestantes só podem ser imunizadas após o parto.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u474106.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader